Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná

Prefeitura de Guaratuba abre espaço de sugestões para o PPA

A Prefeitura de Guaratuba disponibiliza a partir de hoje (25), formulário para participação da população no PPA 2018-2021.

O Plano Plurianual (PPA) estabelece as diretrizes, objetivos e metas a serem seguidos pelo governo municipal ao longo de um período de quatro anos.

É com base no PPA que outras duas leis que compõem o Orçamento Público – a Lei de Diretrizes Orçamentárias e a Lei Orçamentária Anual são orientadas.

Esse planejamento deve ser definido pela prefeitura e, posteriormente, avaliado, complementado e aprovado pela Câmara de Vereadores. Assim, no final do ano, ele se transforma numa lei que vai orientar o conjunto das políticas e, principalmente, o orçamento do município nos próximos quatro anos.

A lei que estabelece o Plano Plurianual deve apresentar de forma muito clara quais são as diretrizes, os objetivos, os indicadores, os programas, as ações e as metas da administração pública para atender ao projeto de desenvolvimento que o governo considera adequado para cumprir as promessas feitas na campanha eleitoral.

Nenhuma ação orçamentária pode acontecer se não estiver prevista no PPA. Podemos dizer, então, que o PPA constitui uma espécie de roteiro para execução das políticas públicas. Ele autoriza que determinada política pública tenha alocação de recursos públicos nos próximos quatro anos.

Para deixar sua sugestão, dizer o que você quer para sua cidade nas diversas áreas, como saúde, educação, obras etc, acesse http://www.guaratuba.pr.gov.br/novo/sugestoes.php

Fonte: Prefeitura de Guaratuba

Leia também