Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná

Prefeituras também devem atuar no resgate de animais marinhos

A bióloga Camila Domit explicou o projeto – Fotos: Divulgação IAP

Prefeituras e órgãos do Estado deverão participar mais efetivamente do projeto de resgate de animais marinhos nas praias do Paraná.

A atuação conjunta foi o tema de um encontro realizado nesta quarta-feira (1°), em Matinhos. Estiveram reunidos funcionários do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Corpo de Bombeiros, Polícia Ambiental e representantes dos municípios.

Encontro reuniu funcionários do IAP, Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Corpo de Bombeiros, Polícia Ambiental e representantes dos municípios.

A reunião aconteceu no Parque Estadual Rio da Onça e contou com uma palestra da bióloga Camila Domit, do Centro de Estudos do Mar (CEM) da Universidade Federal do Paraná (UFPR), que coordena o Programa de Monitoramento de Praias pela entidade no Estado.

“A ideia de fazer um bom atendimento dos animais encontrados encalhados é trabalhar com a questão de saúde pública deles para que sejam reabilitados e possam voltar para o ambiente natural”, explica a bióloga Fernanda Goss Braga, da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos.

O monitoramento é feito todos os dias nas praias costeiras e uma vez por semana nas ilhas. Segundo as informações repassadas pela bióloga do Centro de Estudos do Mar (CEM), desde 2015, quando começou o projeto de monitoramento, foram encontrados mais de 3 mil animais encalhados, vivos e mortos, no Litoral do Estado.

“O número de animais encontrados nas praias nos deixa um alerta de que nós temos que dar continuidade a esse monitoramento e avaliar melhor o que acontece com a fauna do Litoral, principalmente porque várias espécies são sentinelas da qualidade do nosso ecossistema, e usarmos essas espécies para nos orientar melhor com relação ao manejo do que está causando essa degradação”, conta Camila.

De olho nas praias – O Laboratório de Ecologia e Conservação (LEC) do Centro de Estudos do Mar monitora os animais marinhos e a qualidade ambiental do Litoral do Paraná através do Projeto de Monitoramento de Praias – PMP – BS, que é coordenado pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali).

Com informações do IAP

Leia também