Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná

Saúde gera atrito entre base e administração Roberto Justus

A criação da Ouvidoria do Parlamentar da Câmara de Guaratuba, aprovada na segunda-feira (6), poderá representar uma grande mudança na relação do Legislativo com a população e até mesmo com outras instâncias de poder.

Mas o pronunciamento do líder do prefeito Roberto Justus, Laudi “Tato”, foi o que atraiu todas as atenções. Ele usou a Tribuna para criticar duramente a secretária municipal de Saúde, Jemima Aliano, mas isentou o prefeito. “Quero deixar bem claro aqui… o meu apreço, o meu respeito e o meu companheirismo ao prefeito Roberto Justos, o qual eu ajudei a eleger”, ressaltou o vereador.

Um dos motivos foi uma nota técnica da secretária proibindo que terceiros fizessem agendamento de consultas de pacientes da rede pública. Jemima acabou recuando em parte e emitiu uma “errata” excluindo parte da proibição.

Entre diversos adjetivos, Tato disse que Jemima “caiu de um caminhão de mudança”. Foi aparteado por diversos vereadores que reforçaram o descontentamento com a secretária.

Publicamente, a resposta do prefeito veio em um vídeo no Facebook em que homenageia as sete secretárias de sua administração. Ao falar de Jemima, diz que ela “não caiu de caminhão nenhum” e que “vai transformar a Saúde no Município”.

Diárias – Outro assunto polêmico também ajudou a apagar o brilho da criação da Ouvidoria. O vereador Itamar Junior cumpriu o que prometera no Facebook e foi à Tribuna explicar as diárias de viagem que recebeu. O vereador explicou que recebeu R$ 22 mil pelas viagens que fez em 2016 e conseguiu recursos de emendas parlamentares de mais de R$ 1 milhão para o Município. Também criticou duramente o Jornal da Hora, editado pelo secretário-geral do PPS, Saint-Clair Leite Neto, por matérias, editorias e charges com ataques aos vereadores. Também recebeu apoios nos apartes.

O vídeo da íntegra da sessão está no site da Câmara.

Ouvidoria da Câmara

A Ouvidoria legislativa vai receber solicitações, reclamações, elogios, críticas e sugestões da sociedade em assuntos do interesse público. Nas questões relacionadas à Câmara, vai receber reclamações a respeito de violações de direitos, ilegalidades, abuso de poder ou ineficiência de serviços legislativos e administrativos. Será composta por um vereador designado pelo presidente da Câmara que terá mandato de dois anos.

Procuradoria Fiscal – Na mesma sessão, também foi aprovada, em primeira votação, a Proposta de Emenda à Lei Orgânica do Município que inclui a Procuradoria Fiscal, criada em janeiro, como órgão patrocinador das causas do Município, ao lado da Procuradoria-Geral. Fica encarregada, entre outras ações, das execuções da dívida ativa. Por se tratar de emenda à Lei Orgânica haverá um prazo mínimo de dez dias para a segunda votação.

Dívida com Sanepar – No início da sessão, foi feita a retirada do Projeto de Lei nº 1.419, de autoria do prefeito Roberto Justus, que autorizaria parcelamento de débitos com a Sanepar. De acordo com justificativa, a retirada do projeto é a decisão da Prefeitura de reduzir o prazo de parcelamento, que era de 36 meses, para 24 meses. Segundo o prefeito, por causa disso não será mais necessária autorização legislativa. Leia aqui o pedido de retirada.

No início da sessão, foram aprovadas diversas proposições dos vereadores, principalmente de reparos e obras em vias públicas.

Assista a íntegra da sessão aqui no site.

Leia também