Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná
Matinhos abril 24 Curtiu a Diferença 1070 200 iluminação

Pequenos produtores entram na corrente de solidariedade de Guaratuba

Daniel Theisen e Valdir Machado de Souza

A situação das pessoas abrigadas há três dias no Hospital Municipal de Guaratuba vem despertando a solidariedade de toda a população.

Quem chega ao local tem de passar por um “corredor polonês” de apertos de mão e abraços. Tem que parar para ouvir um pouco o que cada um tem para dizer – contar e mostra uma roupa nova ou até mesmo a pulseira de identificação que ganharam, exibida com orgulho por um homem de pouco mais de 20 anos.

Funcionários e voluntários se apertam nas modestas instalações do hospital, que também funciona como maternidade. Mas o clima é de alegria, principalmente entre os pacientes quando chega alguém diferente no local. E chega “gente diferente” o tempo todo.

Neste final de semana, a Associação dos Pequenos Produtores Rurais do Cubatão reuniu-se para arrecadar doações. Na tarde desta segunda-feira (27), o presidente Valdir Machado de Souza e o tesoureiro Daniel Theisen vieram entregar diversos alimentos produzidos na região, como banana, aipim, abobrinha, e outros.

Um grupo de 38 pessoas, a maioria idosos, muitos com problemas psiquiátricos, foram acolhidos no Hospital na sexta-feira (26).

Eles eram mantidos na Casa Lar Luz de Esperança, localizada no bairro de Piçarras, com recursos de seus próprios benefícios sociais. A instituição foi interditada a pedido da Promotoria de Justiça que fez um acordo para a Prefeitura abrigá-los temporariamente.

Até esta tarde, seis pessoas já haviam sido encaminhados e recebidos por familiares. Até esta data a Prefeitura de Guaratuba não havia conseguido entrar em contato com familiares de apenas duas pessoas.

 

Leia também