Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná
Matinhos abril 24 Curtiu a Diferença 1070 200 iluminação

Entenda o que querem dizer os surdos de Guaratuba

Se você não compreendeu a mensagem da professora Ligia Claudia Temóteo está na mesma situação dos vereadores e da grande maioria do público da sessão da Câmara na de segunda-feira (5).

Quando assistir o vídeo abaixo, com a tradução feita pelo intérprete do Estado Willian Granato, vai saber que esta mesma falta de compreensão os surdos enfrentam com médicos, enfermeiros e atendentes de saúde e em diversos setores públicos e particulares.

Por isto, a professora de Língua Brasileira de Sinais (Libras) do Município fez a provocação. Ela e os demais membros do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (CMDPD) cobram o aumento dos cargos de intérpretes de Libras, o que vai melhorar o atendimento pelo menos nos órgãos públicos e quer o apoio da Câmara. A recepção emocionada dos vereadores, que aplaudiram em pé o inédito pronunciamento, já mostrou que terá o respaldo que precisa.

Conselhos de Políticas Públicas

Além da representante do CMDPD a sessão da Câmara teve as participações, na Tribuna Popular, de representantes dos conselhos municipais de Assistência Social, da Criança e Adolescente e da Pessoa Idosa.

Os pronunciamentos começaram com a servidora Shyrleide Lima, secretária dos conselhos, que falou da missão dos conselhos na definição e fiscalização das políticas públicas.

A jovem Cassiana Brito, vice-presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), lembrou o Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil, 12 de junho.

O presidente Conselho Municipal da Pessoa Idosa, Francisco Gonçalves, tratou do Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, 15 de junho.

Assista aqui o trecho vídeo da sessão transmitida ao vivo pelo site da Câmara Municipal. O vídeo completo está em http://www.camaraguaratuba.pr.gov.br/tv-2/sess%C3%B5es-em-video/3571-sess%C3%A3o-plen%C3%A1ria-c%C3%A2mara-de-guaratuba-dia-05-de-junho-de-2017.html

Leia também