Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná

Capitania dos Portos do Paraná forma comunidade do Litoral

Bruno Carvalho Luiz , aluno nota 10 – Foto: CCPR / Divulgação

Depois de quase cinco anos trabalhando na área de navegação marítima, Bruno Carvalho Luiz agora está oficialmente qualificado. Ele foi um dos alunos que concluíram o Curso de Formação de Aquaviários Marinheiro Auxiliar de Convés (MAC) e Marinheiro Auxiliar de Máquinas (MAM), promovido pela Capitania dos Portos do Paraná (CPPR), em Paranaguá.

Luiz foi o primeiro colocado da turma, com notas 10 em todas as disciplinas. “Sempre fui muito curioso e dedicado e durante as aulas fazia muitas perguntas. Gostei muito do curso e do atendimento prestado pela equipe da Capitania. Agora tenho a habilitação de MAC e poderei retomar meu trabalho”, declarou.

A turma, formada por 30 alunos, contou com a participação de quatro mulheres. “Observamos um maior interesse das mulheres por este campo de trabalho. Muitas estão buscando participar dos cursos de qualificação que oferecemos”, declarou o capitão dos Portos do Paraná, capitão de mar e guerra Germano Teixeira da Silva.

Para a aluna Franciane Corrêa Pereira, o curso na Capitania foi um fator decisivo para sua carreira profissional. “Sempre trabalhei na área administrativa e o curso de MAC me deu um novo direcionamento. Tenho certeza de que é essa profissão que quero exercer. Meu objetivo é continuar estudando e trabalhar embarcada em navios”, frisou. Franciane é Técnica em Comércio Exterior e pretende iniciar o curso Técnico em Portos em breve.

A entrega dos certificados aos aquaviários aconteceu no dia 21 de junho. O curso teve duração de duas semanas e, neste período, foram oferecidas disciplinas como: Navegação e Manobra da Embarcação, Construção Naval e Eletrotécnica.

Após concluir o curso, os aquaviários estão qualificados para compor a tripulação de embarcações com 10 AB (arqueação bruta) e potência da máquina propulsora menor que 250 kW, empregadas na navegação interior, nas funções de MAC ou MAM.

Texto: Tenente Kelly Frizzo / CCPR

Leia também