Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná
Matinhos abril 24 Curtiu a Diferença 1170 250 busao

Guaratuba faz parceria com Foz do Iguaçu no turismo

O município de Guaratuba inicia um intercâmbio com Foz do Iguaçu, principal polo de atração turística do Paraná.

A intenção da prefeita Evani Justus é iniciar a parceria pela experiência de Foz na decoração de Natal e se estender à gestão do turismo. O Natal das Cataratas organizado pelo município promove uma série de atividades onde a iniciativa privada tem um papel muito importante. As atividades e promoções dos hotéis e restaurantes aqueceram o turismo no final do ano, época que já foi considerada a baixa temporada na cidade. Também teve um papel importante na mudança do perfil do visitante, ainda muito ligado às compras no Paraguai e na Argentina.

A empresária iguaçuense Nelci Rafagnin vem desenvolvendo há anos um projeto de decoração natalina com produtos recicláveis – principalmente com garrafas PET – que funciona o ano todo e que reúne um trabalho social com as comunidades e com os catadores. A empresária tem prestado consultoria a diversas cidades, inclusive em Gramado, no Rio Grande do Sul.

O vice-prefeito e secretário de Turismo e Cultura de Guaratuba, Vandir Esmaniotto, e sua equipe estão em Foz para conhecer estas experiências. Eles reúnem-se neste sábado (14) com Nelci Rafagnin.

Na quinta-feira, a equipe de Guaratuba esteve na Secretaria Municipal de Turismo de Foz do iguaçu. O encontro foi divulgado no site oficial do município. Leia:

A Secretaria Municipal de Turismo (SMTU) recebeu na manhã de quinta-feira, 12, a visita do vice-prefeito e secretário de Turismo da cidade de Guaratuba, Vandir Esmaniotto, que estava acompanhado da gestora cultural Debura Carvalho de Aquino e da diretora da Biblioteca Municipal, Marlene dos Santos. Os visitantes foram recebidos pelo secretário adjunto da SMTU, Celso Azevedo, pela diretora do departamento de desenvolvimento de Turismo, Valéria Mariotti e pelo assessor de gabinete, Alexandre Pacheco.

O propósito da visita foi realizar uma troca de experiências, conhecer a atratividade local e principalmente, a estrutura aqui existente, visando levar para a cidade de Guaratuba o que Foz do Iguaçu tem desenvolvido com relação ao turismo. Na reunião, foram informados aos presentes sobre as principais ações praticadas pela SMTU, projetos, pesquisas, eventos e estrutura organizacional da secretaria.

O vice-prefeito e secretário de Turismo de Guaratuba, Vandir Esmaniotto, explicou o interesse por Foz do Iguaçu. “A cidade é um polo turístico muito grande e muito forte e para nós é um grande exemplo e uma potência nesse segmento”, disse. “Colhemos dados e ideias que vamos testar em nossa região; as informações que estamos levando daqui são importantes e vamos procurar aperfeiçoar e nos comunicar muito mais com a Secretaria de Turismo de Foz do Iguaçu”, declarou. E finalizou: “nós só temos a agradecer por ser iniciada essa parceria”.

Além das ações da SMTU, o vice-prefeito Vandir Esmaniotto tem interesse em informações sobre o Natal das Cataratas, para implantar ainda este ano em Guaratuba, nos moldes de Foz do Iguaçu.

Leia também