Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná
Matinhos abril 24 Curtiu a Diferença 1170 250 busao

Profissionais do Mais Médicos passam por treinamento em Paranaguá

mais-medicos-paranagua-080529014Nesta sexta-feira (8), a Prefeitura de Paranaguá informou que os médicos cubanos ainda não começaram a atender a população de Paranaguá.

No dia 28, durante a apresentação pelo prefeito Edison Kersten dos profissionais do Mais Médicos, a prefeitura anunciou que eles começariam a trabalhar em dez dias.

De acordo com a assessoria de comunicação da prefeitura, o atendimento começa assim que houver liberação do registro profissional pelo Ministério da Saúde.

Enquanto isto, os médicos passam por treinamento sobre o programa Estratégia Saúde da Família (ESF) da cidade, além de já terem visitado unidades básicas e também os Centros Municipais de Especialidades (CME) e de Diagnósticos (CMD). A expectativa é que eles tenham a responsabilidade de atender cerca de 4 mil pessoas das regiões que vão atuar.

Conhecimentos epidemiológicos também serão repassados aos médicos, para que saibam quais as doenças mais recorrentes na cidade. Inclusive sobre tratamentos específicos de tuberculose e HIV. Também haverá instrução sobre o trabalho com os pacientes do Centro de Apoio Psicossocial (CAPS).

“Eles estão aprendendo a questão prática da saúde em Paranaguá no dia a dia. É necessário esse conhecimento da estrutura da saúde, do protocolo de atendimento, para fazer o encaminhamento dos pacientes quando estiverem atuando”, explicou Mariana França, coordenadora do ESF em Paranaguá, que está repassando parte das orientações aos médicos, assim como a secretária municipal de Saúde, Terezinha Flenik Kersten, e outros membros da pasta.

Os médicos também vão saber a relação dos remédios disponíveis na rede municipal de saúde. Não há dificuldade em relação aos nomes dos medicamentos, que são genéricos, tendo em vista que a nomenclatura do princípio ativo é igual em Cuba, país de origem dos médicos.

Experiência – Para os sete médicos cubanos a experiência de atuar no Brasil tem sido satisfatória. “É uma grande oportunidade de crescimento profissional para os médicos que estão participando”, relatou o cubano Ernesto Alexander. Aos 28 anos ele está formado há quatro. Já tem no currículo dois anos e meio de experiência na Venezuela, onde atuava também no atendimento de saúde da família.

Ernesto Alexander está hospedado num hotel, no Centro de Paranaguá, juntamente com outros seis médicos. A responsabilidade pelo pagamento da estadia do grupo, bem como alimentação e transporte, fica por conta da Prefeitura.

Fonte: Oswaldo Capetta / Prefeitura de Paranaguá
Foto: Márcio Tibilletti / Prefeitura de Paranaguá
Leia também