Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná

Litoral tem oportunidade para conhecer políticas para população de rua

seminarioO I Seminário sobre Políticas Públicas para a População em Situação de Rua, sábado (17), em Curitiba, será uma oportunidade para gestores e organizações sociais do Litoral conhecerem abordagens adequadas e experiências bem sucedidas na área.

Na maioria das cidades da região litorânea, o assunto geralmente é tratado como um “problema” para o comércio e para o turismo e quase nunca sob a ótica da população que está nas ruas. Em Guaratuba, jornais e grupos no Facebook expõem frequentemente estas pessoas como “indesejáveis”.

O seminário é promovido pela Escola da Defensoria Pública do Estado do Paraná e o Grupo de Trabalho de Direitos Humanos.

Entre os palestrantes estará Tomás Henrique de Azevedo Gomes, antropólogo que desenvolvei trabalhos com as populações de rua de Curitiba e Balneário Camboriú (SC). As demandas e a luta das pessoas mais envolvidas na questão serão mostradas por Leonildo José Monteiro Filho, representante do Movimento Nacional de População de Rua. A assistente social da Província de Curitiba das irmãs de Caridade São Vicente de Paulo vai tratar do trabalho articulado entre órgãos públicos e não governamentais. O procurador de Justiça  Marcos Bittencourt Fowler falará sobre a atuação do Ministério Público que pode ser aplicada em todos os municípios.

O evento acontece no auditório da Defensoria Pública, com início às 9h e é aberto ao público. Confira a lista de palestras:

9h: “Perspectivas do Movimento Nacional da População de Rua” com Leonildo José Monteiro Filho, representante do Movimento Nacional de População de Rua;

9h45: “Articulação da rede de atenção à população de rua” com Renária Moura da Silva, assistente social da Província de Curitiba;

10h50: “Política feita nas ruas: a produção de um lugar de fala/escuta na busca por reconhecimento e conquista de direito” com Tomás Henrique de Azevedo Gomes Melo, mestre em Antropologia na UFF (Universidade Federal Fluminense). Realizou trabalho de campo com pessoas em situação de rua em Curitiba e Balneário Camboriú (SC);

11h35: “Atendimento à População em Situação de Rua: dialética a partir da experiência do Ministério Público do Estado do Paraná” com Marcos Bittencourt Fowler, procurador de Justiça responsável pela área de Direitos e Garantias Constitucionais do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça de Proteção aos Direitos Humanos.

 

I Seminário sobre Políticas Públicas para a População em Situação de Rua

Data: 17/05/2014 (sábado)
Horário: a partir das 9h
Local: Auditório da DPPR – Rua Cruz Machado, 58 – 16º andar – Curitiba/PR

Leia também