Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná

Capitania dos Portos forma pescadores profissionais

Pescadores-cpprmaio2014A Capitania dos Portos do Paraná formou, no dia 28 de maio, 52 pescadores profissionais nos cursos de formação de aquaviários-pescador profissional níveis 1 e 2.

O CFAQ-III C/M N1 destina-se a pescadores com escolaridade máxima do 5º ano do ensino fundamental para ingresso na Marinha Mercante, no Grupo de Pescadores, na categoria de Pescador Profissional (POP), nível de equivalência 1.

Já o CFAQ-III C/M N2 é direcionado a pescadores com escolaridade acima do 6º ano do ensino fundamental e tem o propósito de habilitar o aluno para atividades a serem desempenhadas em qualquer tipo de embarcação de pesca e para o desenvolvimento de competências exigidas para exercer a função de patrão de embarcações de pesca menores que 12 metros, empregadas na navegação interior e na navegação costeira.

Em ambos os cursos, os alunos participaram de disciplinas como: Navegação, Manobra da Embarcação e Comunicações, Construção Naval, Estabilidade e Manuseio de Cargas, Conhecimentos Elementares de Primeiros Socorros, Técnicas de Sobrevivência Pessoal e Prevenção e Combate a Incêndio.

Carreira

Quem tem o interesse de ingressar na carreira de aquaviário deverá realizar os cursos oferecidos pela CPPR. No ensino aquaviário destacam-se os estágios e os cursos de aquaviários subalternos que podem ser: de Formação e Adaptação, para quem está ingressando na atividade; e de Aperfeiçoamento e Atualização, para quem busca ampliar sua qualificação. Juntos com o tempo de embarque, esses cursos permitem a ascensão na carreira.

Na formação de portuários, os cursos oferecidos são: os Especiais, que preparam o pessoal para atividades que exigem qualificações não conferidas por cursos de outras modalidades e habilitações; os Expeditos, que são suplementares à habilitação técnico-profissional, e os Avançados, que preparam para cargos e funções na administração e gerência técnica.

Serviço: Informações sobre cursos na Capitania dos Portos do Paraná, acesse o site www.mar.mil.br/cppr, e clique no link Ensino Profissional Marítimo.

Leia também