Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná

Prefeita de Guaratuba concede reajuste do piso nacional para todos os professores

reajuste-professores-2014-a2A prefeita Evani Justus concedeu a todos os professores de Guaratuba o reajuste nos índices do novo piso nacional, de 8,32%. Com a revisão da tabela de vencimentos, em alguns casos o aumento neste ano chega perto de 15%.

Evani assinou na tarde desta segunda-feira (7), o projeto de lei do reajuste e o entregou pessoalmente ao presidente da Câmara, Mordecai Magalhães de Oliveira, na presença de todos os vereadores. Horas depois, a Câmara aprovou o projeto em primeira votação na sessão realizada à noite. A segunda votação será em sessão extraordinária que acontecerá na segunda-feira (14), a partir das 10h.

Perspectivas para a Educação

A assinatura e entrega do projeto aconteceram no auditório da prefeitura, com o testemunho de diversos professores. A secretária municipal de Educação, Regina Ferraz Torres, destacou que a maioria dos municípios no Paraná sequer paga o piso nacional de educação básica.

Guaratuba vem pagando o piso, que é reajustado anualmente pelo governo federal acima da inflação. Nos anos anteriores, o aumento apenas era para os professores desta faixa salarial. Os demais recebiam a correção do INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor) do IBGE, que neste ano foi de 5,39%. Agora todos receberão, no mínimo, o reajuste do piso.

A secretária também falou das boas perspectivas para a Educação com a aprovação do Plano Nacional de Educação (PNE) – assinado pela presidente Dilma Roussef e que teve o deputado federal Angelo Vanhoni como relator – que destinará 10% do PIB (Produto Interno Bruto) para o setor. Também falou dos recursos do petróleo do Pré-sal que irão para a Educação – outra decisão da presidente Dilma.

De acordo com a prefeita Evani, os professores “merecem ainda mais”. Ela lembrou os investimentos que tem feito na Educação e citou as duas novas escolas municipais que serão construídas na localidade do Cubatão e no bairro Mirim, mas ressaltou a importância maior de valorizar os professores através de qualificação e de aumentos salariais. A prefeita lembrou que os aumentos que tem concedido serão ainda maiores porque refletem nas progressões de carreira e vão ser incorporados nas futuras aposentadorias dos professores.

reajuste-professores-2014-b2

Leia também