Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná

Ibama faz audiência pública em Guaratuba sobre o Pré-sal

audiencia-presal-gtba-jul2014O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) realiza no dia 19 de julho, em Guaratuba, audiência pública sobre os impactos do Pré-sal no litoral.

Estão convidados a participar as comunidades dos sete municípios do Litoral do Paraná. A reunião será no Ginásio de Esportes Governador José Richa, com início marcado para as 14h. Os interessados em participar poderão conseguir transporte gratuito através do telefone 0800 77 00 112 (Petrobras).

A audiência com a população é exigência para o licenciamento à Petrobras da Atividade de Produção e Escoamento de Petróleo e Gás Natural do Polo Pré-Sal da Bacia de Santos – Etapa 2. O estudo e o relatório de impacto ambiental (EIA-Rima) do empreendimento apontam o impacto que terá em municípios dos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná e Santa Catarina, sobretudo nas regiões litorâneas. Nem todos receberão obras, como gasodutos e oleodutos, ou serão bases de alguma atividade diretamente ligada à exploração do Pré-sal.

Guaratuba, junto com Cananéia (SP), Guaraqueçaba, Paranaguá, Matinhos, Itapoá (SC) e São Francisco do Sul (SC) são incluídos no estudo em função de serem “municípios que terão a pesca e aquicultura sujeitos aos impactos decorrentes de potenciais vazamentos de óleo”. Mas o estudo aponta neste aspecto que os riscos são pouco significativos, com, no máximo, grau 1 numa escala que vai até 10.

Para ver todos os documentos do EIA/Rima:
http://licenciamento.ibama.gov.br/Petroleo/Atividade%20de%20Produ%C3%A7%C3%A3o%20e%20Escoamento%20de%20Petr%C3%B3leo%20e%20G%C3%A1s%20Natural%20do%20Polo%20Pr%C3%A9-Sal%20da%20Bacia%20de%20Santos%20-%20Etapa%202/

Microsoft Word - Secao II.4 Area de Estudo.doc

Trecho do Rima
Trecho do Rima
Leia também