Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná
Matinhos abril 24 Curtiu a Diferença 1170 250 busao

Cursos do Pronatec são apresentados aos operadores portuários em Pontal

blogqsp_pronatecUma reunião de apresentação do Pronatec – Brasil Maior será realizada nesta quinta-feira (7), em Pontal do Paraná.

No encontro, representantes das empresas operadoras portuárias terão a oportunidade de conhecer todos os cursos de educação profissional e tecnológica que oferecidos pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego.

A reunião também tem o objetivo levantar as necessidades de capacitação educacional dos profissionais que atuam na região para que as oportunidades sejam ampliadas.

O encontro é realizado pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, com o apoio da Secretaria Especial para Assuntos Estratégicos.

Mais de 40 empresas da região portuária foram convidadas. A proposta é promover a inclusão social e ampliar as possibilidades de qualificação profissional em todo o Estado.

Estarão presentes no evento Luiz Fernando da Silva, coordenador técnico da área de Construção Civil do Ministério; Roberto Ney, engenheiro Naval e coordenador técnico da área de Petróleo e Gás Natural do Ministério; Luiz Henrique Tessutti Dividino, diretor-presidente da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina; e o chefe de gabinete da Secretaria, Marcírio Machado Sobrinho.

O que é o Pronatec?

O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) foi criado pela presidente Dilma Roussef, em 2011, com o objetivo de ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica.

No Pronatec são oferecidos cursos gratuitos nas escolas públicas federais, estaduais e municipais, nas unidades de ensino do Senai, do Senac, do Senar e do Senat, em instituições privadas de ensino superior e de educação profissional técnica de nível médio.

São três tipos de curso:
Técnico para quem concluiu o ensino médio, com duração mínima de um ano;
Técnico para quem está matriculado no ensino médio, com duração mínima de um ano;
Formação Inicial e Continuada ou qualificação profissional, para trabalhadores, estudantes de ensino médio e beneficiários de programas federais de transferência de renda, com duração mínima de dois meses.

Apresentação do Pronatec aos operadores portuários

Data: 7/8 (quinta-feira)

Horário: das 9h30 às 12h

Local: Rua Tom Jobim, 308 – Bairro Primavera – Pontal do Paraná (em frente ao Balneário Guarapari)

Leia também