Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná
Matinhos abril 24 Curtiu a Diferença 1170 250 busao

Próximo sábado é dia para lembrar de limpar praias e rios

piaçagueraO Dia Mundial de Limpeza de Praias, Rios e Lagos (dia 20) terá ações em Guaratuba e em Pontal do Paraná. Mas as atividades já começaram em outros pontos do Litoral.

A Associação de Surfistas de Guaratuba organiza, a partir das 15h do dia 20, que cai num sábado, sua 19ª Caminhada para Limpeza das Praias na praia dos Paraguaios (Brejatuba). Serão distribuídas 250 camisetas para os participantes.

No mesmo dia, a Associação Mar Brasil promove a limpeza Pontal do Paraná. As ações serão em Pontal do Sul e na Ponta do Poço. A concentração está marcada para as 8h, no Parque Municipal do Manguezal do Rio Perequê, ao lado do Centro de Estudos do Mar da UFPR (CEM).

Ilhas

Nesta quinta-feira (11), 17 pessoas da comunidade de Piaçaguera entre alunos da Escola Municipal Rural, professores e funcionários do Porto de paranaguá percorreram a orla marítima. Pela manhã, os participantes se dividiram em duplas e percorreram as margens da comunidade de Piaçaguera, recolhendo o lixo. O maior volume recolhido foi de plástico, principalmente embalagens e sacolas. Além disso, foram encontrados principalmente artefatos de pesca (cordas, pedaço de rede e boias de isopor), calçados, itens de metal, entre outros materiais. No período da tarde, os voluntários participaram da triagem do material. Foram recolhidos cerca de 60 Kg de resíduos que foram depositados em oito sacos de 120 Litros.

A equipe da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), agora, está organizando um retorno à escola, para apresentar os resultados do trabalho, ressaltando a importância de cada um contribuir com a limpeza das praias.

As próximas ações acontecem neste sábado (13), na Ilha do Mel, em Brasília a partir das 9h e Encantadas, a partir das 14h.

Leia também