Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná
Matinhos abril 24 Curtiu a Diferença 1170 250 busao

Da praia ao Cubatão, Guaratuba mostra seus mundos na Olimpíada de Língua Portuguesa

morro-brejatuba
Foto: Gustavo Aquino / CorreiodoLitoral.com

Dois mundos distintos vão representar Guaratuba na etapa estadual da 4º Olimpíada de Língua Portuguesa. Conhecida por suas praias, o município possui uma das mais extensas e importantes áreas rurais em todo o Paraná.

Com o título “Do Morro ao Cristo”, a aluna Taynara Maísa Bietkoski Clarinda, do Colégio Estadual Zilda Arns, foi a escolhida no gênero Memória Literária.

Andrielle Novaes Umlauf, da Escola Municipal Joaquim Gabriel de Miranda, na localidade rural do Cubatão, vai concorrer no gênero Poema com o título do tema geral da Olimpíada: “O Lugar Onde Vivo”.

Vera Leomil, Vânia Merkle, Regina Torres e Isabel Guidini – foto: Adriana Machado

Os dois trabalhos foram selecionados, na quinta-feira (11). Alunos do 5º e 6º ano escreveram poemas. Alunos do 7º e 8º, memórias literárias. A Comissão Julgadora Municipal foi composta pelas professoras Vera Regina Lobo Leomil, Isabel Cristina Silveira Jammal Guidini e Vânia Lucia Bonetto Merkle. Segundo a professora Adriana da Silva Machado, responsável pela OLP em Guaratuba, “a qualidade das produções proporcionou às professoras avaliadoras uma tarde de deleite com cada detalhe descrito nos trabalhos”.

Para garantir a isenção, as normas da Olimpíada Nacional estabelecemos que os avaliadores têm acesso aos textos pelo portal da Olimpíada não sabem o nome da escola, do estudante ou do professor, já que estes dados não aparecerão para eles, mesmo que recebam o texto impresso.

A secretária Municipal da Educação, Regina Lúcia Ferraz Torres, acompanhou a finalização da escolha dos textos.

Próximas etapas – A Comissão Julgadora Estadual começa a analisar os textos no dia 25 de setembro. O resultado deve sair até o dia 10 de outubro. No dia 28 de outubro começa a Etapa Regional, que vai até o dia 20 de novembro. A Comissão Julgadora Nacional fará a seleção dos melhores trabalhos entre os dias 24 e 28 de novembro. A premiação acontecerá no dia 1º de dezembro.

Leitura e escrita

As Olimpíadas de Língua Portuguesa foram criadas em 2002. Nos anos pares acontece o concurso de produção de textos que premia as melhores produções de alunos de escolas públicas de todo o país. Nos anos ímpares, desenvolve ações de formação presencial e a distância, além da realização de estudos e pesquisas, elaboração e produção de recursos e materiais educativos.

A elaboração dos textos é precedida por oficinas de leitura e escrita, entre fevereiro e agosto.

Os alunos selecionados:

1º Lugar no gênero Poemas: “O Lugar Onde Vivo”

Escola Municipal Joaquim Gabriel de Miranda
Aluna: Andrielle Novaes Umlauf
Professora: Vânia da Veiga Miranda.

1º Lugar no gênero Memórias Literárias: “Do Morro ao Cristo”

Colégio Estadual Drª Zilda Arns Neumann

Aluna: Taynara Maísa Bietkoski Clarinda

Professora: Roberta Moreschi Gabardo Nunes

Edição: CorreiodoLitoral.com – com informações de Adriana da Silva Machado
Leia também