Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná
Matinhos abril 24 Curtiu a Diferença 1070 200 iluminação

Servidores da UFPR Litoral divulgam apoio à Dilma

10668950_729925630406560_3882357073808026569_o

Servidores da UFPR Litoral divulgaram, neste sábado (18) um manifesto de apoio à reeleição da presidente Dilma Roussef.

“Estamos em um momento crucial em que se debatem dois projetos”, afirma o texto que contém 76 assinaturas, entre elas, a do diretor, Valdo Cavalet.

Sem citar o nome do candidato Aécio Neves, eles criticam a defesa insistente que o candidato tem feito da “meritocracia” e a opção neoliberal pelas chamadas “leis do mercado”. “Um (modelo, que propõe mudanças que visam ao Capital, apoiando-se na ideia de transformar a Universidade pública em meritocracia simplista, em que a pesquisa deve dar respostas imediatas ao mercado e em que cursos que não dão resultados estatísticos devem ser fechados”.

Sobre a presidente, a avaliação é mais é mais detalhada, com destaque ao aumento do acesso ao ensino superior para as pessoas mais pobres : “O outro projeto, o projeto de Dilma, propõe mudanças que se balizam na construção de ações que ampliam a Democracia por meio da defesa dos interesses nacionais, da garantia de que possamos continuar construindo projetos de emancipação, do incentivo à pesquisa que tenha por objetivo maior atender à nação, ao povo brasileiro; um projeto que garante que todos e todas possam ingressar na universidade e continuar seus estudos por meio de políticas afirmativas, que incentiva a descentralização do saber, como é o caso do nosso Setor Litoral e tantas outras unidades que foram se interiorizando para garantir o acesso a estudantes que não teriam essa oportunidade caso o outro projeto vencesse”.

O manifesto termina com uma cobrança: “Vamos apoiar e cobrar da Dilma eleita que ela continue priorizando a educação pública, que avance na construção da Universidade Popular, que amplie as bolsas para nossos pesquisadores e estudantes, que melhore nossos laboratórios e bibliotecas. E o fundamental: que verbas públicas sejam somente para universidades públicas.

Leia a íntegra do manifesto. Arquivo no formato PDF: carta de apoio à Dilma

apoio à Dilma

Leia também