Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná
Matinhos abril 24 Curtiu a Diferença 1170 250 busao

Petrobras apoia agricultores familiares de Paranaguá

Oficina sobre o o Projeto Organização Soberana na comunidade - Foto: Motirõ
Oficina sobre o o Projeto Organização Soberana na comunidade – Foto: Motirõ

Selecionado no Programa Petrobras Socioambiental, o projeto Organização Soberana, continuará trabalhos realizados na área rural de Paranaguá iniciados em 2012.

Esta nova proposta, que será desenvolvida nos próximos dois anos, permitirá fortalecer o compromisso da cooperativa com os agricultores e contribuirá para o empoderamento de mais de 100 famílias da região.

A proposta foi elaborada a partir das atividades desenvolvidas durante o Projeto SAL, que também teve patrocínio da Petrobras, juntamente com diversos membros das colônias rurais de Paranaguá e parceiros.

A elaboração da proposta iniciou em maio deste ano, onde foi realizado um ciclo de oficinas, que teve por objetivo debater sobre os desafios da região e de seus moradores, principalmente em relação à geração de trabalho e renda, através do fortalecimento da agricultura familiar.

As oficinas contaram com a contribuição de diversas instituições parceiras dentre elas a Associação de Produtores Rurais de Paranaguá (Aprumpar), o Instituto Emater, a Secretaria de Agricultura, Pesca e Abastecimento de Paranaguá (Semapa) e a equipe do ICMBio, responsável pela gestão do Parque Nacional Saint Hilaire-Lange.

O projeto Organização Soberana foi aprovado na primeira chamada do Programa Socioambiental da Petrobras e tem como objetivo capacitar agricultores familiares do município de Paranaguá para o empreendedorismo social e gestão administrativa. Desta forma, o projeto visará fortalecer as organizações associativas locais e dar seguimento ao empoderamento das famílias agricultoras do município de Paranaguá, garantindo a sequência do trabalho iniciado com o Projeto SAL que trabalha diretamente com mais de 90 beneficiários.

O Programa Socioambiental da Petrobras recebeu 297 propostas e selecionou 57 projetos que serão desenvolvidos nas cidades onde a Petrobras possui atuação direta, nos estados do Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo. No Paraná foram contemplados 11 projetos, 3 em Curitiba, 2 em São Mateus do Sul, 2 em Araucária, 1 em Campo Largo, 1 em São João do Triunfo, 1 em Antônio Olinto e São Mateus do Sul e 1 em Paranaguá. O investimento total feito pela Petrobras será de 16 milhões, sendo que cada projeto terá um patrocínio de até 300 mil reais.

Motirõ

A Motirõ Sociedade Cooperativa é uma organização sem fins lucrativos, sediada em Matinhos, que tem por objetivo desenvolver, junto com as comunidades do litoral paranaense, atividades de elaboração, execução e monitoramento de projetos, contribuindo para o desenvolvimento sustentável da região. A Motirõ foi formada por estudantes e profissionais egressos da Universidade Federal do Paraná – Setor Litoral e profissionais advindos de outras Instituições de ensino.

Um dos projetos do Motirõ é o Projeto SAL (Sistema Agroalimentar Localizado), desenvolvido com produtores rurais familiares de Paranaguá.

Leia também