Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná
Matinhos abril 24 Curtiu a Diferença 1170 250 busao

Morretes e Antonina querem ciclovia para melhorar trânsito e atrair turistas

ciclovia-morretes-antonina

Operadores portuários de Antonina vão patrocinar o projeto da ciclovia entre Morretes e Antonina. As prefeituras vão pedir para o governo federal pagar a obra.

Além de ser um meio de transporte bastante utilizado pela população local, a bicicleta também é um importante atrativo de turistas. A intermediação entre as prefeituras e os operadores foi feito pelo diretor do Porto de Antonina, Luis Carlos de Souza.

O projeto prevê 82 quilômetros de ciclovia a ser implantada na PR 408 (que inicia no novo viaduto da BR 277, e que dá acesso a Morretes e Antonina) passando pelo município de Morretes e chegando até a Ponta da Pita, em Antonina. Uma empresa especializada já foi contratada para realizar o projeto preliminar e arquitetônico da nova via. O contrato, assinado no fim de setembro, já está em execução, e a empresa deve entregar o estudo preliminar da via no início do ano.

Em Morretes, a ciclovia passará pela malha urbana da cidade, pelo centro histórico e até as comunidades de Porto de Cima e São João da Graciosa. Em Antonina, a via também ingressará na malha urbana do município, passando pelo centro da cidade e chegando até as localidades de Cacatu e Ponta da Pita.

De acordo com o prefeito de Morretes, Helder Teófilo dos Santos, o projeto é muito importante para ao desenvolvimento da região. “Além de conseguirmos dar mais segurança para a população local, que se locomove muito fazendo uso de bicicletas, teremos um importante atrativo para esportistas de um modo geral.

Hoje já vemos que muitos ciclistas se arriscam nas margens da BR 277, por não possuírem outra alternativa para praticar o esporte. Com 82 quilômetros de uma faixa exclusiva, vir a Morretes e Antonina para pedalar será o destino certo de muita gente”, acredita Santos.

O prefeito afirmou ainda que, com o projeto em mãos, a prefeitura dará início aos trabalhos de registrá-lo nos programas do governo federal para angariar recursos.

Com imagem e informações da ANPr
Leia também