Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná
Matinhos abril 24 Curtiu a Diferença 1170 250 busao

Poligonais dos portos liberam terminais de Pontal e Embocuí

geral-paranagua

A Secretaria de Portos do governo federal abriu as consultas a proposta das poligonais dos portos de Antonina e Paranaguá até 5 de fevereiro de 2015, pela Internet. Terminais privados de Pontal do Paraná e Embocuí podem ser beneficiados.

Os interessados poderão enviar críticas, contribuições e questionamentos para o email [email protected].

Conforme o CorreidoLitoral.com havia antecipado em outubro, o desenho apresentado pela SEP/PR é o mesmo aprovado pelo grupo de trabalho criado pela Appa (Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina), constituído majoritariamente por empresários. A proposta exclui o município de Pontal do Paraná e a área do Embocuí, em Paranaguá, que fazem parte da atual poligonal e estão sujeitas às suas normas. Se a nova poligonal de Paranaguá for aprovado como está, diversos investidores privados, terão tratamento diferenciado, como, por exemplo, serem dispensados de contratar trabalhadores sindicalizados – TPAs (Trabalhadores Portuários Avulsos), através do OGMO (Órgão Gestor de Mão de Obra).

Segundo a Secretaria de Portos, as novas poligonais estabelecem que “os limites devem levar em consideração os acessos marítimos e terrestres, os ganhos de eficiência e competitividade e as instalações portuárias já existentes”.

Paranaguá
http://www.portosdobrasil.gov.br/assuntos-1/gestao/poligonais/paranagua/paranagua

O Porto de Paranaguá é um porto marítimo, localizado na cidade de Paranaguá, litoral do Estado do Paraná. A administração do Porto está sob responsabilidade da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (APPA). A construção do porto começou efetivamente em novembro de 1926, com inauguração em 17 de março de 1933. Suas instalações contam com abrigo natural e seguro para as embarcações, contando com um cais público de 3.036 metros acostáveis, além de três píeres. Possui 2,35 km² de infraestrutura destinada à movimentação de contêiner, granel sólido e carga geral, sendo que os principais produtos movimentados pelo porto são: soja, contêineres, fertilizantes, farelo de soja e açúcar. De acordo com dados da ANTAQ, até setembro de 2014 o porto de Paranaguá movimentou um total de 31,9 milhões de toneladas, apresentando um crescimento de 1% em relação a 2013. Possui uma área de influência abrangente, contemplando desde estados do Sudeste, até estados do Centro-Oeste e Norte do país.

detalhe-paranagua

Antonina
http://www.portosdobrasil.gov.br/assuntos-1/gestao/poligonais/antonina/antonina

O Porto de Antonina é um porto marítimo, localizado na cidade de Antonina, no Estado do Paraná e administrado pela Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (APPA). O porto conta com uma infraestrutura de acostagem de 60m de cais público, acrescidos de 360m de cais na Ponta do Félix. Possui terminais destinados à movimentação de carga geral e granéis sólidos, sendo que, sua principal movimentação atualmente é de fertilizantes. De acordo com dados da ANTAQ, até setembro de 2014 o porto de Paranaguá movimentou um total de 1,2 milhão de toneladas. Sua área de influência abrange os principais estados produtores de granéis agrícolas, como Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Paraná.

poligonal-antonina-geral

 

Leia também: Poligonais de Paranaguá e Antonina liberam portos de Pontal e Embocuí

Leia também