Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná
Matinhos abril 24 Curtiu a Diferença 1170 250 busao

Para PM, Litoral teve um Ano Novo dos mais tranquilos

revellion-2014-2015-meneghettiApenas oito pessoas foram presas durante a “Operação Reveillon” da Polícia Militar no Litoral do Paraná. Foram encaminhadas 25 pessoas por perturbação do sossego.

Segundo a PM, cerca de 1,3 milhão de pessoas passaram a virada do ano na região – incluindo os quase 300 mil moradores locais. “Apesar de algumas situações pontuais, este foi um dos réveillons mais tranquilos e seguros dos últimos anos”, avalia o major Nivaldo Marcelos, coordenador da Operação Verão Paraná 2014/2014 na Costa Leste e Comandante do 9º Batalhão da PM.

“Uma das coisas mais importantes nesta virada é que mesmo com um número muito grande de pessoas no litoral, tivemos apenas 11 casos de furto; já a perturbação do sossego, por sua vez, aumentou em 359%, subindo de 17 boletins registrados no ano passado contra 78 neste, sendo, então, 31 conjuntos de sons apreendidos e 25 Termos Circunstanciados lavrados [25 pessoas encaminhadas]”, destaca o major. Estes dados compreendem o período que vai das 5h do dia 31/12 às 5h do dia 1º de janeiro, de ambas as temporadas, em comparativo.

Nas primeiras 24 horas da operação foram abordadas 1.047 pessoas, 296 veículos e emitidas 62 notificações de trânsito urbano.

A PM também registrou no período de 24 horas de operação, a apreensão de uma arma de fogo, além de um simulacro (arma de brinquedo) de submetralhadora, ambas em Matinhos, e do recolhimento de 13 veículos ao pátio, por diversas irregularidades de trânsito. Também foram distribuídas, neste período, 1.314 pulseirinhas para crianças. “Muitos pais aproveitam e colocaram pulseirinha nas crianças para ver os fogos com tranquilidade à noite”, frisa o major.

Crimes ambientais – O Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA) registrou, durante o primeiro dia do ano, uma ocorrência por crime contra a fauna, duas contra a flora e quatro por pesca ilegal.

Bombeiros – As equipes de guarda-vidas do Corpo de Bombeiros registraram nas 24h da operação um total de 1.247 advertências, 12 salvamentos e nenhum afogamento.

Rodoviária – Os policiais militares do Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv), realizaram, nas 24h da operação, 117 vistorias veiculares, sendo emitidas 27 atuações gerais. Foram emitidas 14 multas por excesso de velocidade, três por infração de embriaguez (Art. 165) e 2 por crime de embriaguez (Art. 306) – encaminhamento à delegacia. No total foram três acidentes sem feridos nem mortos.

Graer – O Grupamento Aéreo Policial e Resgate (Graer), que também está atuando intensamente no litoral, realizou patrulhamento aéreo em todas as praias nestas 24h.

Fonte: Marcia Santos / PMPR
Foto: Cabo Daniel Meneghetti / PMPR
Leia também