Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná

Pontal do Paraná terá carreata para Iemanjá

iemanja-no-candimbleUm restaurante de frutos do mar e terreiros de umbanda e candomblé promovem, no dia 1º de fevereiro, a 1ª Carreata de Iemanjá, no balneário Grajaú, em Pontal do Paraná.

O evento começa às 9h em frente ao restaurante “Rainha do Mar Odoya” que fica na rua Ayrton Senna, 458. São várias atrações durante a manhã e a tarde – capoeira, pagode, apresentação de escola de samba e inclui um almoço grátis com pirão de peixe.

De acordo com os organizadores, o objetivo é divulgar a cultura afro-brasileira e promover o turismo no Litoral do Paraná.

Rainha do Mar, Padroeira dos Pescadores

Yemanjá, Iemanjá, Janaína, Rainha do Mar, Aiucá,1 Dona Janaína, Inaê ou Maria princesa do Aioká2 é um orixá africano cujo nome deriva da expressão ioruba Yéyé omo ejá (“Mãe cujos filhos são peixes”).

É a padroeira dos pescadores e tem a data de homenagem na maioria dos estados é no dia 2 de fevereiro. Também é lembrada na passagem do ano, quando são lançados no mar presentes para Iemanjá em barquinhos. No sincretismo religioso utilizado pelos escravos para escapar da repressão dos senhores brancos é representada como a imagem de uma mulher branca e relacionada à Nossa Senhora das Candeias, Nossa Senhora da Glória e Nossa Senhora dos Navegantes.

Leia também