Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná

Melhoram ainda mais as condições de banho no litoral paranaense

Foto; Gustavo Aquino / CorreiodoLitoral.com
Foto; Gustavo Aquino / CorreiodoLitoral.com

As condições de balneabilidade no Litoral do Paraná estão ainda melhores. As praias marítimas continuam 100% próprias ao banho.

O 7º boletim divulgado pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP) nessa quinta-feira (15) mostra que apenas dois locais de todo Litoral do Estado permanecem impróprios para banho. Os locais não recomendados para banho nesta semana são a Ponta da Pita, em Antonina, e o rio Nhundiaquara, em Morretes.

Rio do Nunes, em Antonina, mudou de impróprio para próprio ao banho em uma semana. Foto: Blog "O Virtuoso"
Rio do Nunes, em Antonina, mudou de impróprio para próprio ao banho em uma semana. Foto: Blog “O Virtuoso”

O rio do Nunes, em Antonina, que se apresentou impróprio para banho no monitoramento anterior, foi registrada menor concentração de bactérias Escherichia coli (E.coli) na água e, portanto, encontra-se próprio para banho.

A medição da qualidade da água é feita semanalmente pelo IAP nos locais onde há maior concentração de pessoas na orla paranaense e na Ilha do Mel.

O presidente do IAP, Luiz Tarcísio Mossato Pinto, acredita que a melhora da qualidade da água no rio do Nunes está relacionada principalmente à queda da circulação de pessoas na região e à menor incidência de chuvas. “Vários fatores podem influenciar na manutenção ou não da balneabilidade. Além destes, comprometem a qualidade da água o não ligamento das casas de veraneio à rede coletora de esgoto”, explicou.

O monitoramento da qualidade da água, que segue os padrões estabelecidos pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), é realizado pelo Governo do Estado desde a criação do IAP, em 1992.

RESULTADOS DA BALNEABILIDADE - LITORAL - 2014-15  TEMPO

 

Leia também