Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná
Matinhos abril 24 Curtiu a Diferença 1070 200 iluminação

SEP prorroga consulta e marca audiência pública sobre poligonal em Paranaguá

A Secretaria de Portos decidiu prorrogar o prazo da consulta pública para revisão das poligonais dos portos de Paranaguá e Antonina por mais 60 dias, até o dia 6 de abril.

O governo também decidiu fazer uma audiência pública que não estava prevista. Será em Paranaguá, no dia 25 de março, em horário e local ainda não definidos. De acordo com a SEP, a audiência visa “a participação mais efetiva da comunidade local, dos trabalhadores portuários, dos terminais e demais interessados”.

A decisão foi divulgada no final da manhã no site da SEP-PR (Secretaria de Portos da Presidência da República). De acordo com o texto, a prorrogação visa possibilitar maior participação do setor e em atendimento às manifestações ocorridas na consulta pública.

A consulta pública aberta no final de dezembro terminaria nesta quinta-feira (5). Os interessados poderão enviar contribuições e questionamentos para o email [email protected].

A SEP ressalta que “conforme art. 84 da Constituição Federal, expedir decretos é atividade de competência privativa da Presidência da República”. E justifica a consulta: “Buscando seguir a diretriz de fomentar o desenvolvimento da cultura de transparência na administração pública, contida no art. 3º da Lei 12.527/2011, que regula o acesso à informação, a SEP/PR passou a incluir mais uma esfera de discussão, a consulta pública, para a edição dos decretos de revisão das poligonais dos portos organizados”.

“Em adição, a SEP/PR também está disponibilizando os documentos digitalizados que compõem o processo de nº 00045.000249/2015-93 que trata da revisão das poligonais de ambos os portos.

“Dessa maneira, reafirma-se a importância da transparência do processo para atender ao princípio de lançar “novas bases para o desenvolvimento do setor portuário nacional, calcadas em regras claras e precisas, que promovam a participação da iniciativa privada com o Estado, na operação dos terminais portuários.”, explicitado na Exposição de Motivos que acompanha a MP 595, posteriormente convertida na Lei nº 12.815/2013, que rege o setor portuário a partir de junho de 2013.”

Os documentos da consulta pública podem se acessados nos seguintes endereços:

Antonina:
http://www.portosdobrasil.gov.br/assuntos-1/gestao/poligonais/antonina/antonina

Paranaguá:
http://www.portosdobrasil.gov.br/assuntos-1/gestao/poligonais/paranagua/paranagua

Saiba mais:

Poligonais dos portos liberam terminais de Pontal e Embocuí

A polêmica nova poligonal dos Portos do Paraná

Sindicatos de Paranaguá criticam mudanças na Poligonal do Porto

Federações dizem que foram surpreendidas por mídia na mudança da poligonal

Proposta de novo traçado foi divulgada pelo CorreidoLitoral.com no dia 22 de dezembro
Proposta de novo traçado foi divulgada pelo CorreidoLitoral.com no dia 22 de dezembro
Leia também