Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná

Navio da Marinha poderá ser visitado neste domingo

Veja também o balanço da Operação Carnaval da Capitania dos Portos do Paraná.

 

O navio patrulha “Babitonga” estará aberto à visitação pública neste domingo (22), das 14 às 17 horas, no cais da Capitania dos Portos do Paraná, em Paranaguá.

Vindo de Rio Grande (RS), sede do Comando do 5º Distrito Naval, o navio permanecerá no Litoral do Paraná até a próxima semana atuando no patrulhamento da orla marítima.

Na visitação, o público poderá conhecer as metralhadoras, canhões, lanchas e botes infláveis existentes no navio. Além do armamento, o visitante poderá visualizar os equipamentos empregados nas ações de socorro a navios no mar, bem como nas atividades de busca e salvamento em que são largamente utilizados.

Dia da visitação: 22 de fevereiro (domingo)
Horário: das 14 às 17 horas
Local: Capitania dos Portos do Paraná -Rua Benjamin Constant, 707 – Centro – Paranaguá

Operação Carnaval

Um total de 536 embarcações inspecionadas e 40 notificações emitidas. Esse foi o saldo do trabalho das equipes da Capitania dos Portos do Paraná (CPPR), durante o Carnaval, entre os dias 13 e 18 de fevereiro.

Foram fiscalizados barcos de transporte de passageiros, lanchas de esporte e recreio e moto aquáticas. Além de conferir a documentação dos condutores e das embarcações, a capitania reprime a navegação sob o efeito de álcool.

As ações da Marinha durante o Carnaval fazem parte da Operação Verão, realizada desde dezembro de 2014. Entre as principais infrações cometidas estão: trafegar com a embarcação sem ser habilitado; falta de equipamentos de segurança (coletes e boias, por exemplo); não portar o documento de habilitação; deixar de inscrever ou de registrar a embarcação e não portar o documento de registro ou de inscrição da embarcação.

“Trabalhamos, principalmente, com a prevenção e a orientação para coibir práticas que possam resultar em acidentes que envolvam embarcações, colocando em risco a navegação e a vida dos próprios condutores destas embarcações e a dos banhistas. Nossa atuação estende-se durante o ano todo, mas amplia-se no período de verão em virtude do maior número de embarcações na água”, declarou o capitão dos Portos do Paraná, capitão-de-mar-e-guerra Renato Pericin Rodrigues da Silva.

A CPPR possui em seu cadastro mais de 23,3 mil amadores, distribuídos entre as categorias de arrais amador, mestre amador, capitão amador, motonauta e veleiro. No total, são 25,7 mil embarcações cadastradas, entre elas, lanchas de esporte e recreio, para transporte de passageiros, pesca comercial e moto aquáticas. Alerta-se que, após adquirir uma embarcação (nova ou usada), o proprietário deverá regularizá-la em, no máximo 15 dias, sob pena de multa pelo não cumprimento.

O comandante Pericin destacou a importância do uso do colete salva-vidas e disse contar com a população para denúncias. “Contamos com comunidade para que denuncie práticas abusivas e eventuais irregularidades pelo telefone (41) 3422 3033, que funciona 24 horas”, disse o Capitão dos Portos.

Confira, abaixo, os 10 Mandamentos de Segurança no Mar:

1. Faça uma manutenção correta de sua embarcação;
2. Tenha a bordo todo o material de salvatagem prescrito pela Capitania;
3. Respeite a lotação da embarcação e tenha a bordo coletes salva-vidas para todos os tripulantes;
4. Mantenha os extintores de incêndio em bom estado e dentro da validade;
5. Ao sair, informe seu plano de navegação ao seu iate clube, marina ou condomínio;
6. Conduza sua embarcação com prudência e em velocidade compatível para evitar acidentes;
7. Se beber, passe o timão a alguém habilitado;
8. Mantenha distância das praias e dos banhistas;
9. Respeite a vida, seja solidário, preste socorro; e
10. Não polua o mar.

Fonte: Kelly Cristhine Frizzo / CPPR
Fotos: CPPR

 

Leia também