Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná
Matinhos abril 24 Curtiu a Diferença 1170 250 busao

Guaratuba confirma no Salão Paranaense que é o principal destino no Litoral

Guaratuba participou do 21º Salão Paranaense de Turismo, nos dias 5, 6 e 7 de março, em Curitiba, e pode confirmar que é o destino do Litoral que mais desperta interesse do público e dos operadores do setor.

O evento foi promovido pela Abav (Associação Brasileira de Agências de Viagem) e aconteceu no Expo Unimed. Participaram cerca de 300 expositores e um público estimado em 4,5 mil pessoas. O Salão Paranaense de Turismo reuniu expositores e visitantes dos estados do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, além de representantes de países como o Paraguai, Uruguai, Argentina e Chile.

O Litoral montou um stand organizado pela Adetur, reunindo material de divulgação dos sete municípios, com destaque para Paranaguá, Guaratuba e Pontal do Paraná, que enviaram equipes das prefeituras.

No caso de Guaratuba, o secretário de Turismo e Cultura, Vandir Esmaniotto, e a assessora Debura Aquino fizeram diversos contatos com operadores do Paraná e de outros estados. “Pudemos confirmar que as agências de turismo e até os representantes das prefeituras do Paraná têm um interesse especial por Guaratuba e em segundo lugar pela Ilha do Mel; também são os dois destinos do Litoral que mais interessam os operadores de turismo de outros estados”, comentou Vandir. O secretário e vice-prefeito de Guaratuba, também destacou o apoio decisivo da Adetur na participação do município no evento.

Debura comentou que um material de marketing simples e barato voltou a fazer o sucesso comprovado em outros eventos nos quais a prefeitura participou. “A sacola de papel de Guaratuba sempre é disputada pelos visitantes, pois serve para guardar todos os materiais impressos. É uma propaganda que circula em todo o local do evento e é guardada por bastante tempo”, comentou. A sacola de Guaratuba reúne um kit com folderes de atrativos e mapa turístico da cidade.

Além de Guaratuba, outras atrações regionais foram as degustações de cataia, uma cachaça artesanal produzida no Litoral, promovida por Pontal do Paraná, e do barreado, prato típico litorâneo, por conta da equipe de Paranaguá.

A equipe de Guaratuba também participou de atividades técnicas como a “Reunião dos Gestores Municipais de Turismo” e da “Reunião das Instâncias de Governança Regional”. A secretaria já prepara sua presença no próximo grande evento de turismo do Paraná, o Festival de Turismo das Cataratas, que acontecerá em Foz do Iguaçu, nos dias 17, 18 e 19 de junho.

Um grupo de cerca de 40 empresários de hospedagem e gastronomia de Guaratuba também deve participar do evento, que reúne operadores de turismo de todo o Brasil e de diversos países.

Gestores de turismo do Litoral, o diretor da Adetur Rafael Andreguetto e o secretário estadual de Esporte e Turismo, Douglas Fabrício

 

Leia também