Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná

Guaratuba pede companhia da PM para a cidade

Representantes dos sete municípios do Litoral vão se reunir, nesta quinta-feira (19, em Paranaguá, com o secretário de Segurança Pública e Administração Penitenciária, Fernando Francischini.

A prefeita de Guaratuba já adiantou que vai pedir para “o candidato a deputado federal mais votado na cidade” a criação de uma companhia da PM exclusiva para o município. “Não podemos mais ficar ‘reféns’ do atendimento da PM de Matinhos”, disse Evani.

Hoje, Guaratuba, Matinhos e Pontal do Paraná tem cada uma um pelotão que formam a 2ª Companhia do 9º Batalhão da Polícia Militar (9ºBPM). O comandante da 2º Cia fica em Matinhos.

A mesma reivindicação será feita pelos vereadores, que também foram convidados a participar da reunião, convocada pela Coordenação Estadual dos Conselhos Comunitários de Segurança. O encontro será na sede da Aciap (Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Paranaguá), com início previsto para às 16h.

Outras reivindicações, como aumento do efetivo e do número de viaturas para a PM, já foram apresentadas em diversas reuniões com assessores dos dois últimos secretários de Segurança e pessoalmente ao comandante do 9ºBPM, responsável pelo Litoral, major Nivaldo Marcelos. Outra promessa do governo é o envio de mais agentes de cadei, para liberar os policiais que precisam cuidar dos presos.

Com a nomeação de Francischini, prefeita e vereadores puderam falar da falta de estrutura na segurança diretamente ao secretário. Em 2014, Francischini fez uma das dobradinhas com o deputado estadual Nelson Justus e obteve 2.797 votos em Guaratuba. Foi a maior votação numérica em toda a região. Francischini também obteve votação expressivas em praticamente todos os municípios do Litoral, ficando em primeiro lugar em Matinhos, Pontal do Paraná e Antonina. Também foi razoavelmente bem votado em Guaraqueçaba (3º), Paranaguá (7º) e Morretes (8º).
Encontro da Coordenação Estadual dos Conselhos Comunitários de Segurança
Quinta-feira (19)
16h
Sede da Aciap (Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Paranaguá)
Rua Rodrigues Alves, 621 – Centro Histórico de Paranaguá
Presenças:
Secretário de Segurança Pública e Administração Penitenciária, Fernando Francischini
Prefeitos e vereadores
Delegados da Polícia Civil e comandantes da PM
Representantes dos conselhos comunitários de segurança

Leia também