Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná

Campeonato em Guaratuba define seleção brasileira de Rugby em Cadeira de Rodas

Equipes foram homenageadas pela Prefeitura de Guaratuba – foto: ABRC
Equipes foram homenageadas pela Prefeitura de Guaratuba – foto: ABRC

A entrega de um troféu de participação pelo vice-prefeito Vandir Esmaniotto e pelo secretário de Esporte e Lazer, Gabriel Gonçalves, marcou o encerramento do VIII Campeonato Brasileiro de Rugby em Cadeira de Rodas – 1ª e 2ª Divisão, no sábado (16), em Guaratuba.

A competição aconteceu no Ginásio de Esportes José Richa, com apoio e patrocínio da Caixa Loterias e Ministério do Esporte, em parceria com o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e Prefeitura Municipal de Guaratuba. Na abertura, a prefeita Evani Justus destacou a importância do esporte na inclusão e o exemplo que os paratletas são para todas as pessoas.

Participaram cerca de 110 atletas de seis estados brasileiros – Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo e Distrito Federal – de nove clubes diferentes. Ao todo, vieram cerca de 250 pessoas para a campeonato, incluindo equipes de apoio e familiares.

A equipe Associação de Esportes e Cultura Superação Gigantes, de Campinas (SP), sagrou-se campeã, vencendo o Gladiadores Curitiba Quad Rugby (PR), por 52 a 50. O terceiro lugar ficou para o Minas Quad Rugby, em quarto a equipe Adeacamp (SP), seguidos pelas equipes BSB Rugby do Distrito Federal e Irefes do Espírito Santo.

Antes da homenagem e das premiações foram escolhidos os 12 e demais membros da Seleção Brasileira que irão disputar o Amsterdã Quad Rugby Tournament, de 7 a 14 de junho. Confira a convocação: Alexandre Giuriato e Bruno Damaceno da equipe Gigantes; Luis Cavalli, Lucas França e Alexandre Taniguchi, da Adeacamp; Moisés Batista, Gilson Junior, José Raul e Rafael Hoffmann, dos Gladiadores (PR); José Higino da equipe BSB (DF); e Guilherme Camargo e Davi Rodrigues da equipe Minas Quad (MG).

Na segunda divisão do brasileiro, a equipe Santer Rugby (RJ) conquistou o título vencendo a equipe dos Titans Colombo Quad Rugby, por 52 a 30, garantindo o direito de jogar na primeira divisão do brasileiro em 2016. A terceira colocação ficou com a equipe do Cefete, do Distrito Federal. Foram premiados pelo desempenho em quadra, durante todo o Campeonato Brasileiro de Rugby em Cadeira de Rodas – 1ª e 2ª Divisão, os seguintes atletas:

1ª Divisão
Melhor Atacante: Alexandre Giuriato – Gigantes (SP)
Melhor Defesa: Gilson Wirzma Jr – Gladiadores (PR)
Artilheiro: Moisés Batista (146 gols) – Gladiadores (PR)
Revelação: Mariana Costa – Adeacamp (SP)

2ª Divisão
Melhor Atacante: Osvaldo Klehm – Titans (PR)
Melhor Defesa: André Castro – Santer (RJ)
Artilheiro: Julio Cezar (114) – Santer (RJ)
Revelação: Julio Cezar – Santer (RJ)

Disputa pelo 1º e 2º lugar da 1ª Divisão – foto: ABRC
Disputa pelo 1º e 2º lugar da 1ª Divisão – foto: ABRC
Com informações da ABRC e Prefeitura de Guaratuba
Leia também