Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná
Matinhos abril 24 Curtiu a Diferença 1170 250 busao

Imóveis usados são a tendência do mercado imobiliário paranaense

imoveis_usados

Desde o final do ano passado, as imobiliárias no Paraná começaram a perceber que o interesse na compra de imóveis usados tem crescido constantemente, principalmente em apartamentos de até 3 dormitórios.

As pesquisas do setor imobiliário ainda não apontam esse crescimento, mas profissionais já apostam que o preço e localização são os dois fatores que chamam atenção de compradores atualmente.

Além de apartamentos espaçosos e bem localizados, uma das grandes vantagens de se comprar móveis usados é que, com o preço do metro quadrado mais baixo, os clientes evitam entrar em dívidas de financiamentos bancário que duram anos, acabam investindo o dinheiro que tem guardado na poupança para adquirir a casa própria. Segundo o site Agente Imóvel, o preço do metro quadrado de novos apartamentos em Curitiba, manteve uma media de R$ 4.450 no mês de maio 2015.

A reforma não parece incomodar os possíveis compradores de imóveis usados. Como o preço de apartamentos bem localizados sai até 30% mais barato que apartamentos novos ou na planta em lugares mais afastados do Paraná, os gastos parecem não incomodar.

Alguns apartamentos já possuem armários embutidos e outros tipos de mobília e os novos proprietários não precisam investir tanto dinheiro em restauração. Quem decide comprar imóveis usados leva em consideração além da parte interna, principalmente, a qualidade da edificação e dos acabamentos.

Por outro lado, os fatores que desagradam compradores existem e também estão relacionados a reforma do apartamento usado. No caso, alguns desses imóveis oferece pouca ou nenhuma vaga na garagem ou, há casos em que exige readequação da planta, pois cômodos como cozinha e banheiros são muito pequenos. Essas adaptações aumentam as despesas consideravelmente e, por isso, a compra do usado acaba não valendo mais a pena.

De cada oito intenções de compra de imóveis por imobiliárias no Paraná, as sete concluídas são de casas e apartamentos usados. Só em Curitiba, há mais de 17 mil imóveis à venda nessas condições, sendo 5 mil apartamentos usados incluídos nesse total.

Fonte: Assessoria

 

Leia também