Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná
Matinhos abril 24 Curtiu a Diferença 1170 250 busao

Jogos da 3º idade terminam com festa e críticas à secretaria de Estado

Foto: Rubens Schane
Foto: Rubens Schane

Os Jogos da Integração da Melhor Idade terminaram neste sábado (13), em Guaratuba, com um baile animado e um desabafo do secretário municipal do Esporte e Lazer. No encerramento, Gabriel Gonçalves agradeceu a participação dos nove municípios visitantes e contou que o evento foi realizado sem o apoio prometido pela Secretaria do Estado do Esporte e do Turismo.

De acordo com o secretário municipal, a secretaria estadual havia se comprometido em apoiar o evento, mas voltou atrás. Mesmo assim, segundo ele, as equipes da Prefeitura de Guaratuba deram conta de atender os cerca de 500 visitantes e realizar tudo o que fora programado.

Boicote? – O CorreidoLitoral.com inicialmente apurou que o apoio solicitado se tratava de meras 300 medalhas. O evento reuniu cerca de 800 pessoas e todos foram agraciados com um troféu, medalha ou lembrança. Os jogos já haviam começado quando a secretaria estadual informou, por telefone, que não atenderia o singelo pedido. Segundo fonte, eles alegaram que tinham “outras prioridades”.

Nesta quarta-feira (17), o secretário municipal informou ao Jornal de Guaratuba, que circula nesta sexta-feira, que as conversações com a secretaria estadual começaram há mais de um ano. A Prefeitura solicitou apoio em material esportivo, arbitragem, alimentação e premiação. A negativa foi dada na véspera.

No início do ano, circularam rumores de que o secretário de Esporte e Turismo, Douglas Fabrício, teria sido convencido por aliados seus em Guaratuba de mudar a data da realização dos tradicionais Jogos da Integração para o final do ano, mais próximo da temporada de verão. A secretaria municipal argumentou que a data tradicional, no final do outono, faz parte há anos da programação dos grupos da 3º idade que participam do evento. Além disto, é um período de baixa temporada e qualquer atividade que atraia visitantes é bem vinda para a economia do município, argumentou o secretário municipal.

Na sessão da Câmara desta segunda-feira (15), sem se referir a nenhuma situação específica, o vereador Laudi Santi “Tato” fez uma dura crítica ao secretário estadual. Comentando as ações do município relacionadas ao turismo, disse que gostaria que Douglas Fabrício viesse “conhecer Guaratuba” e ajudar a cidade. “É o tipo de candidato ou secretário paraquedista que só aparece aqui para pedir voto e depois não aparece para ajudar o município”, disse Tato no final da sessão.

Douglas Fabrício foi eleito deputado estadual pelo PPS e obteve 221 votos em Guaratuba, ficando em 11º colocado na cidade, com 1,25% dos votos válidos.

Jogos – Os XI Jogos da Integração da Melhor Idade reuniram 11 equipes de 10 cidades – Guaratuba disputou com uma equipe do Ginásio José Richa, do Cohapar, e uma do Ginásio Celso Biss, do bairro Coroados.

A equipe do município vizinho de São José dos Pinhais sagrou-se campeã, com Guaratuba em segundo e Rancho Alegre em terceiro. A equipe estreante do Coroados ficou em décimo, empatado com Clevelândia. A diferença de pontos entre as equipes mostra que a disputa foi bastante acirrada em todas as posições.

Veja a colocação:

1º São José dos Pinhais – 128 pontos
2º Guaratuba (Cohapar) – 126 pontos
3º Rancho Alegre – 125 pontos
4º União da Vitória – 100 pontos
5º Araucária – 78 pontos
6º Goioerê e Cornélio Procópio – 77 pontos
8º Palmas – 56 pontos
9º Cruz Machado – 48 pontos
10º Clevelândia e Guaratuba (Coroados) – 42 pontos

 

Galeria de fotos cedidas por Rubens Schane

Leia também