Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná

Três pessoas são resgatadas do mar próximo à Ilha do Mel

Lancha foi encontrada, ancorada, próximo a um cargueiro – Foto: PMPR
resgate23jun2015
Tripulantes passam bem – Foto: Capitania dos Portos

Três pessoas que estavam perdidas no litoral do Paraná em uma embarcação foram resgatadas na manhã desta terça-feira (23). Marinha divulga alerta de mar grosso/muito grosso, com ondas de até 4,5 metros.

Abdull Perreira (37), Débora de Santana da Costa (30) e sua filha Ana LuisaSantana Batista (6 anos) foram conduzidos de ambulância ao Hospital Regional para averiguação, mas apresentavam boas condições de saúde.

A operação foi realizada pela Marinha e pela 1ª Companhia do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA) com o apoio de aeronaves da Casa Militar da Governadoria e do Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas (BPMOA), além de equipes do Corpo de Bombeiros. As buscas pelos desaparecidos iniciou-se na segunda-feira.

“A informação inicial que recebemos era de que uma embarcação de pequeno porte com três pessoas teria saído, por volta das 9h de ontem, da Ilha do Mel em direção a Pontal do Paraná. Porém o piloto, que é angolano, não conhecia direito o trajeto, e também devido ao mau tempo e a neblina, teria se perdido em mar aberto”, explica o comandante da 1ª Companhia do BPMA, capitão Durval Tavares Júnior.

De acordo com o capitão Tavares, foram usadas seis embarcações durante as buscas, sendo três do BPMA, duas do Corpo de Bombeiros e uma Marinha do Brasil. “As buscas, que contaram com o apoio das aeronaves, seguiram até às 20h de ontem, porém ninguém havia sido localizado”, relata.

“Retomamos as buscas às 7h de hoje, sendo a embarcação encontrada a 25 Km da costa, cerca de sete milhas da Ilha dos Currais. Na situação, a equipe que sobrevoava a área (Resgate 4 da Casa Militar) avistou que a embarcação estava próxima a um navio, segurada pela âncora”, conta o capitão Tavares.

Um capitão da aeronave desceu de rapel até o navio estrangeiro e se comunicou com o comandante (em inglês), explicando que se tratava de náufragos na pequena embarcação ao lado, pedindo para que recolhesse-os os tripulantes do barco anexo à âncora. Sendo assim, os três tripulantes da embarcação foram acolhidos pelo navio até a chegada do resgate.

Depois disso, as equipes de resgate por água foram até o local buscar os tripulantes, todos aparentemente bem. Uma ambulância do SAMU estava aguardando as vítimas em Paranaguá, as quais foram levadas de lancha para receberem os cuidados médicos.

ALERTA 

A Capitania dos Portos do Paraná alerta aos navegadores que somente saiam ao mar com condições meteorológicas favoráveis. Situações que envolvam mar bravio, ondas, ventos fortes ou neblina prejudicam a segurança da navegação e podem causam riscos à vida.

Segundo alerta emitido pelo Centro de Hidrografia da Marinha, está em vigor o aviso de Mar Grosso/Muito Grosso, com ondas de 3 a 4,5 metros nas áreas oceânica e costeira do Paraná. O aviso é válido até a próxima sexta-feira (26). Até quarta-feira (24), estão previstos ventos que podem alcançar de 56 a 80 km/h, com rajadas.

resgate23jun2015b
Após serem resgatados pelo navio mercante, tripulantes foram levados à lancha de salvamento da Marinha – Foto: PMPR

 

Com informações e fotos da Capitania dos Portos e Polícia Militar do Paraná

Leia também