Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná
Matinhos abril 24 Curtiu a Diferença 1070 200 iluminação

Para Regional, Saúde de Guaratuba é exemplo para outros municípios

Diretora da 1ª Regional de Saúde, Ilda Natsuko Nagafuti
Diretora da 1ª Regional de Saúde, Ilda Natsuko Nagafuti
Secretária Municipal de Saúde, Angelita Miranda
Secretária Municipal de Saúde, Angelita Miranda
Vice-prefeito Vandir Esmaniotto
Vice-prefeito Vandir Esmaniotto
Ex-secretário municipal Alex Elias Antum
Ex-secretário municipal Alex Elias Antum
Fotos: SMS
Fotos: SMS
Fotos: SMS
Fotos: SMS

A diretora da 1ª Regional de Saúde, Ilda Natsuko Nagafuti, considera que Guaratuba é um exemplo a ser seguido por outros municípios. A informação é da Secretaria Municipal, no balanço que fez da XII Conferência.

A XII Conferência Municipal de Saúde de Guaratuba aconteceu no sábado (27), das 8h às 18h, na Câmara Municipal. O tema deste ano em todo o Brasil é “Saúde Pública de Qualidade para Cuidar Bem das Pessoas: Direito do Povo Brasileiro”.

A Conferência teve como objetivo avaliar a situação de saúde no município; formular, fixar e avaliar as diretrizes gerais da Política Municipal de Saúde; eleger e homologar usuários, trabalhadores de saúde e prestadores de serviços que irão compor o Conselho Municipal de Saúde de Guaratuba (Comus), gestão 2016-2019; e eleger delegado e seu suplente para XI Conferencia Estadual de Saúde.

Na abertura a secretária de Saúde, Angelita Miranda, destacou a importância da participação popular na construção de uma saúde melhor, pois o Plano Municipal de Saúde tem como base as propostas debatidas nas conferências.

No período da manhã os participantes da XII Conferência assistiram a uma palestra sobre a “Saúde Pública no Município de Guaratuba”, ministrada pelo fisioterapeuta do município e ex-secretário de Saúde Alex Elias Antun, seguida pela palestra magna que abordou o tema da conferência, ministrada pelo médico veterinário Hermínio de Paula Molinari.

A XII Conferência foi precedida por seis pré-conferências, realizadas nas áreas de abrangência das Unidades de Saúde: no dia 9/5 na Igreja São José Operário (UBS Piçarras), dia 16/5 na Igreja Santo Antonio (UBS Coroados), dia 23/5 na Escola Plácido e Silva (UBS Figueira), dia 28/5 na Igreja São Joaquim (UBS Cubatão), dia 30/5 na Igreja São Francisco (UBS Cohapar), finalizando dia 6/6 na Escola João Gualberto (UBS Mirim). As pré-conferências tiveram como objetivo permitir uma maior divulgação da conferência, estimular a participação popular; levantar os problemas de saúde, além de levantar dados primários para elaborar as diretrizes da política de saúde.

No período da tarde foram realizados os trabalhos em grupo, tendo na plenária final a escolha de proposições a serem encaminhadas à XI Conferência Estadual de Saúde, entre elas propostas de aperfeiçoamento da equipe com foco na humanização, através de educação permanente; proposta de lutar para que a União aplique em saúde no mínimo 10% de sua receita bruta; repasse de maior aporte de recursos financeiros e insumos para os municípios que vivenciam aumento populacional decorrente dos períodos de temporada.

Ao final foi realizada a eleição da nova composição do Conselho Municipal de Saúde para a gestão 2016-2019, foram eleitos:

– 8 entidades representando o segmento usuário: 1) Clube da Melhor Idade Guará, 2) Igreja Evangélica, 3) Tenda de Umbanda Mãe Yemanja (Tumy), 4) Associação de Moradores Vila Esperança, 5) Pastoral da Criança, 6) Associação Comercial e Empresarial de Guaratuba (Acig) , 7) Associação de Proteção do Idoso (Apig), 8) Woman´s Club;

– 4 entidades representando o segmento trabalhador: 1) Conselho Regional de Fisioterapia (Crefito-PR); 2) Conselho Regional de Medicina (CRM-PR); 3) Conselho Regional de Odontologia (CRO-PR; 4) Conselho Regional de Enfermagem (Coren-PR);

– 2 entidades representando o segmento prestadores: 1) Apae; 2) Ciclovitao;

– Além de 2 representantes governamentais que serão indicados pela Secretaria de Saúde.

 

Com informações e fotos da Secretaria Municipal de Saúde

Leia também