Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná

Governo promete ouvir sociedade no plano de desenvolvimento do Litoral

Praias central e do Brejatuba em Guaratuba - Foto Arnaldo Alves - Arrquivo SECS
Praias central e do Brejatuba em Guaratuba – Foto Arnaldo Alves – Arrquivo SECS

O governo estadual promete que vai ouvir a “sociedade civil organizada” no plano de desenvolvimento do Litoral. Isto quer dizer que as entidades de trabalhadores, empresários e comunitárias poderão participar da elaboração do plano, que será feito por uma empresa de consultoria. Também significa transparência e publicidade em todo o processo.

Nesta semana, a Secretaria de Estado do Planejamento e Coordenação Geral informou que já concluiu a etapa de seleção de empresas interessadas. E que para selecionar a empresa de consultoria, seguirá as diretrizes para seleção e contratação de consultores financiados por empréstimos do Banco Mundial (Bird) de janeiro de 2011.

O Bird é que está financiando o plano, que prevê a criação de diretrizes, propostas e metas que promovam o desenvolvimento econômico, social, a conservação do meio ambiente e a modernização da gestão urbana da região.

Um dos diferenciais do projeto, de acordo com s, será a participação efetiva da sociedade civil organizada na elaboração do plano de desenvolvimento. “A sociedade participará de todas as etapas do processo. Será um projeto colaborativo”, garante o secretário Silvio Barros.

O secretário afirma que o projeto visa traçar diretrizes estratégicas para o desenvolvimento sustentável do Litoral do Paraná, respeitando as peculiaridades de cada município e garantindo o protagonismo dos atores locais no processo de elaboração e implantação do plano.

O assessor técnico de Planejamento, Fabrício Miyagima, destaca que um dos principais desafios hoje no Litoral é viabilizar o desenvolvimento territorial sustentável, ou seja, impulsionar o crescimento econômico, o desenvolvimento social e a preservação ambiental e cultural da região.

Leia também