Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná

Simepar prevê chuva no Litoral nesta terça-feira

Previsão do Simepar para a tarde desta terça-feira (18)
Previsão do Simepar para a tarde desta terça-feira (18)

Nas próximas 24 horas, o Paraná apresenta alterações nas condições do tempo, após um pouco mais de 20 dias de tempo seco e muito quente na maioria das regiões. A informação é do Instituto Simepar.

Uma frente fria que chega ao Paraná e deve trazer de volta a chuva ao Estado neste terça-feira, inclusive no Litoral, onde as pancadas de chuva ocorrem entre a tarde e noite, bastante isoladas.

O baixo suporte de umidade que atmosfera ainda favorece, faz com que os eventos de precipitação ainda ocorram de forma bastante isolada, embora possam vir acompanhados de rajadas de ventos mais fortes. Com o bloqueio desconfigurado, outra frente fria deve chegar ao Paraná até o fim de semana.

O longo período com a presença da massa de ar seco e quente foi destaque em todo Estado, mas eventos como esses já ocorreram em nossa climatologia. O outono e o inverno de 2006 apresentaram baixíssimos volumes de chuva no Paraná: em Londrina e Curitiba, a chuva em 5 meses (entre abril e agosto) foi de apenas 140 mm (a média para este período é de mais de 400 mm). Neste ano, houve racionamento de água em algumas regiões do Estado, inclusive na capital.

Já em agosto de 2007, foram 27 dias consecutivos sem precipitação em Curitiba, e ao fim do mês a chuva acumulada foi de apenas 2 milímetros! Neste mesmo mês, Londrina e Cascavel também foram exemplos de cidades que sofreram com as altas temperaturas e chuva de apenas 10 mm neste mês.

Previsão do Simepar para a noite desta terça-feira (18)
Previsão do Simepar para a noite desta terça-feira (18)

 

Leia também