Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná

Pesca de Guaratuba faz protesto contra multas do Ibama

Local da saída manifestação, às 12h desta sexta (21)
Local da saída manifestação, às 12h desta sexta (21)

Empresários da indústria da pesca de Guaratuba realizam um protesto, por volta do meio-dia desta sexta-feira (21), contra a atuação do Ibama.

Segundo o colunista do CorreiodoLitoral.com Alex Fatel, o órgão federal multou e chegou a fechar empresas por falta de um documento que o Ministério da Pesca não vem liberando.

De acordo com Fatel, fiscais do Escritório Regional do Ibama, com sede em Paranaguá, estiveram nesta sexta-feira (20) em Guaratuba autuando, multando e fechando empresas. Segundo ele, há multa de quase R$ 1 milhão.

O motivo seria a falta do documento de Registro Geral de Atividade Pesqueira (RGP) que é feito junto ao Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA). As empresas informam que fizeram as solicitações mas a Superintendência Federal da pesca no Paraná aguarda normatização pelo MPA para fazer o registro das empresas.

Ainda de acordo com o colunista, em virtude da situação das empresas, cerca de 400 empregados poderão ser demitidos.

A manifestação está marcada para começar às 12h em frente a empresa Casa dos Pescados, antiga Inpescal, na rua Newton de Souza, 10, Centro, e deverá seguir em direção ao porto de embarque do ferryboat.

Leia detalhes na coluna Ponte de Guaratuba:
https://correiodolitoral.com/index.php/7825/colunistas/ponte-de-guaratuba/mais-ou-menos-400-desempregados

Outro lado – Fontes do Ibama informam que a fiscalização não aconteceu apenas na sexta-feira e que decorre de ação iniciada em 2014. Segundo a fonte, além da falta do registro no Ministério da pesca e Aquicultura, algumas empresas não tem os devidos licenciamentos ambientais, desde do posto de abastecimento de combustível até do próprio estabelecimento.

O CorreiodoLitoral.com entrou em contato com a Superintendência do Ibama, em Curitiba, e aguarda resposta dos questionamentos que precisou enviar por e-mail ao gabinete do superintendente, Vinicius Carlos Freire.

 

Leia também