Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná
Matinhos abril 24 Curtiu a Diferença 1170 250 busao

Morre, aos 91 anos, o ex-prefeito de Guaratuba Miguel Jamur

Ex-prefeito, durante abertura da Operação Verão de 2007-2008

Milhares de pessoas estiveram no velório do ex-prefeito de Guaratuba Miguel Jamur, morto na manhã de segunda-feira (14). A prefeita Evani Justus decretou luto oficial de três dias no município.

O corpo de Jamur foi velado na Câmara Municipal na noite de segunda e na manhã de terça-feira (15). O sepultado aconteceu por volta das 11h, no Cemitério Central. Aproximadamente cem pessoas seguiram o carro funerário a pé durante o trajeto de 500 metros entre a Câmara e o cemitério.

Político até os últimos momentos

Miguel Jamur iria completar 92 anos no dia 18 de novembro – nasceu em 1923. Foi prefeito eleito por quatro vezes (1952-1955, 1960-1963, 1969-1972 e 2005-2008) e ainda assumiu a prefeitura em diversas ocasiões quando era vice-prefeito: 1997/2000 e 2001/2004.

“Seu Miguel”, como era tratado, tinha uma legião de seguidores mesmo com a idade avançada e sua posição política ainda teve peso nas últimas eleições municipais (2012).

Deixa a viúva Esther de Souza Jamur, que vai completar 90 anos na próxima segunda-feira (21), e quatro filhos: Luiz Carlos, Miguel Júnior, Luiz Fernando e Paulo Roberto.

Foi encaminhado com problemas cardíacos no último dia 1º de agosto ao Pronto Socorro Municipal e transferido na madrugada do dia 2 ao Hospital Regional do Litoral, em Paranaguá. Depois de aproximadamente um mês foi internado no Hospital Evangélico, em Curitiba.

Segundo seu filho Miguel Júnior “Miguelzinho” pelo menos uma semana atrás estava lúcido e conversando.

O repórter do Correio, Gustavo Aquino viu e conversou rapidamente com o ex-prefeito no dia  1º de agosto.

– Seu Miguel chegou ao Pronto Socorro quase junto com meu sogro, José dos Santos Borges (87 anos), que faleceu três dias depois, no dia 4 de agosto”, relembra o jornalista.

– Ficaram lado a lado, na mesma sala. Enquanto seu José estava sedado, seu Miguel estava conversando, com dificuldades, mas com vigor – diz Aquino.

– Oliveira (o presidente da Câmara Mordecai de Oliveira) veio ver como estavam os dois idosos atendidos às pressas, e contou para o médico de plantão que aquele senhor havia sido prefeito de Guaratuba quatro vezes. “Seis vezes”, corrigiu Jamur, que não abriu mão de uma interinidade e da posse, na condição de vice-prefeito eleito, no afastamento temporário de José Ananias, em 2003.

– Oliveira continuou, dizendo que “muito do que existe em Guaratuba” se devia a ele.

– “Com ajuda de vocês”, respondeu Jamur, fazendo política até ali, conta o jornalista.

 

 

Leia também