Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná
Matinhos abril 24 Curtiu a Diferença 1070 200 iluminação

Depois de forte calor, temporal deixa parte de Guaratuba no escuro

Foto: Alex Fatel

O dia em que a sensação térmica chegou a 45,5 ºC e terminou com um forte temporal de pouco mais de meia hora, suficiente para derrubar árvores e deixar e Centro de Guaratuba às escuras. Por volta das 21h, a energia voltou no Centro e até a publicação desta matéria, às 21h25, a região próxima ao ferryboat continuava sem energia.

A queda de árvores aconteceu, por volta das 18h45, na estrada que dá acesso a Caieiras, próximo ao porto de passagem do ferryboat. A equipe da Copel teve de desligar a energia para que o Corpo de Bombeiros removesse os galhos e liberasse o acesso para os moradores.

Nas redes sociais, moradores de Matinhos publicaram imagens e vídeos do temporal. Na travessia de ferryboat, Alex Fatel, colunista do CorreiodoLitoral, mostra como foi a chuva para os passageiros da embarcação.

As imagens das árvores caídas em Caieiras também são de Alex Fatel.

O Instituto Simepar anotou 34,5 ºC em Guaratuba e 45,5 ºC de índice de calor (IC). O calor foi ainda mais alto em Antonina, onde os termômetros marcaram 38,4 ºC e a sensação foi de impressionantes 52,7 ºC. Em Paranaguá a temperatura foi de 35,8 ºC e o IC de 47,6 ºC.

Imagem: Simepar

Por volta das 18h30, a meteorologista Ana Beatriz Porto da Silva mostrava a presença de “uma área com chuva forte abrangendo boa parte da Serra do Mar e com deslocamento para sul, ou seja, a tendência é de chuva forte em Guaratuba”. No site do Simepar, ela explicava que “a figura (ao lado) mostra(va), nos pontos em azul, que há também grande incidência de descargas elétricas acompanhando as chuvas fortes, principalmente na região da Serra do Mar.

Leia a previsão do Simepar para os próximos dias:

Terça-feira (15): O tempo continua instável na terça-feira nas regiões paranaenses. Uma frente fria desloca-se com seu eixo mais instável sobre o Oceano Atlântico e induz o aumento de áreas de instabilidade sobre o continente. Assim, o tempo fica instável em praticamente toda a Região Sul. No Paraná são esperadas pancadas de chuva e trovoadas, principalmente entre os períodos da tarde e da noite, mas no sudoeste, sul e oeste as chuvas podem ocorrer já no período da manhã. As temperaturas continuam elevadas em todas as regiões do Paraná.

Quarta-feira (16): A frente fria se afasta para o litoral do Sudeste do Brasil e dá lugar a um sistema de alta pressão próximo ao litoral do Paraná. Os ventos do quadrante leste aumentam a incursão de ar úmido e, com isso, o dia será de sol entre muitas nuvens, chuvas fracas e ocasionais entre os Campos Gerais e o litoral. Nesses setores as temperaturas ficam mais amenas. Nas demais regiões paranaenses o sol aparece em boa parte do dia, faz calor e ocorrem pancadas de chuva isoladas a partir da tarde.

Imagens abaixo de Alex Fatel

Vídeos de Alex Fatel

 

Leia também