Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná

Conheça e participe: Revisão do Plano Diretor de Guaratuba

A revisão do Plano Diretor de Guaratuba inicia uma nova fase de consultas, com a entrega, na semana passada, do Diagnóstico Consolidado à Câmara de Vereadores.

Na quinta-feira (10), um pendrive com o arquivo foi encaminhado à Câmara pelo secretário municipal de Urbanismo, Natanael Fanini. Na segunda-feira (14), a chegada do documento foi lido na sessão e colocado à disposição dos vereadores para eles poderem copiar e analisar durante o recesso que inicia nesta sexta-feira (18).

Fanini já fez apresentações do estudo para o Colit (Conselho de Desenvolvimento Territorial do Litoral), para o Conselho Gestor da Área de Proteção Ambiental (APA) de Guaratuba e para o Conselho Consultivo do Parque Nacional Saint-Hilaire Lange. Nesta última apresentação, feita no dia 8 de dezembro, o foco foi o entorno do Parque, nas regiões de Prainha e Cabaraquara.

Outras 12 entidades receberam ofícios informando que o documento está à disposição na Secretaria de Urbanismo, bastando que seus representantes levem um pendrive para copiar o arquivo.

Pelo menos duas entidades já encaminharam sugestões: a Associação de Moradores e Amigos de Caieiras (Amac) e a Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de Guaratuba (AEAAG). Esta última tem participado ativamente dos estudos e análises.

Estudantes dos cursos de Serviço Social e de Gestão Ambiental da UFPR Litoral procuraram a Secretaria de Turismo e obtiveram uma cópia do Diagnóstico.

Saiba quais são as entidades, órgãos e instituições onde você pode solicitar uma cópia e discutir o trabalho:
Associação Comercial e Empresarial de Guaratuba (Acig)
Associação dos Skatistas de Guaratuba (ASKG)
Colônia de Pescadores Z-7
Associação de Surf de Guaratuba (ASG)
Instituto Guaju
Associação dos Corretores de Imóveis de Guaratuba (Associg)
Faculdade do Litoral Paranaense (Isepe)
Instituto Ambiental do Paraná (IAP)
Sanepar
Procuradoria do Município

Audiência Pública

Após o recebimento das sugestões, uma proposta será submetida à população em uma audiência pública que deve ser realizada logo após a temporada de verão. Em seguida, um projeto de lei será encaminhado para ser discutido e aprovado pelos vereadores. Simultaneamente, todas as definições serão discutidas com o Colit que precisa homologar o novo Plano Diretor.

O Diagnóstico anexo

O Diagnóstico Consolidado trata desde a inserção regional de Guaratuba e da legislação que trata do espaço municipal, a economia, a saúde, a educação, e ainda faz um levantamento da infraestrutura urbana. O trabalho foi desenvolvido pela empresa Tese Tecnologia em Sistemas Espaciais Ltda. O objetivo é a Revisão do Plano Diretor Municipal de Guaratuba, elaborado em 2005 e que completa dez anos.

Contém alguns estudos sobre a ocupação urbana, a situação de regularidade dos loteamentos, a acessibilidade, o sistema viário, as restrições ambientais, os problemas de ocupação e os projetos de habitação. O estudo tem detalhes sobre os bairros e chega a fazer um levantamento das calçadas existentes.

Acesse aqui o Diagnóstico Consolidado

Volume 1 (310 páginas – 17MB)

Volume 2 (260 págs 10MB).

Mande suas sugestões para o e-mail [email protected]

 

Leia também