Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná

Equipes móveis e aplicativo de celular vão ajudar no resgate de animais

Equipes do Centro de Estudos do Mar (CEM) vão circular de carro nas praias para fazer o resgate de animais e poderão contar com apoio de todos moradores e visitantes através de um aplicativo de celular.

O projeto de monitoramento e regaste de animais marinhos, do CEM, setor da Universidade Federal do Paraná (UFPR), que fica em Pontal do Paraná, tem apoio da Petrobras.

“Carros circulando na orla só se justifica por uma boa causa, e esse trabalho de conservação da vida marinha no nosso Litoral é mais do que um bom motivo. A população precisa compreender e colaborar com os pesquisadores”, disse o secretário estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Ricardo Soavinski, que visitou o CEM no sábado (19).

O Centro é responsável pela coordenação do “Projeto Monitoramento de Praia”, que no Paraná foi a única condicionante imposta à Petrobras para a exploração das áreas de pré-sal. O mais interessante é que é uma universidade pública a responsável pelo trabalho, o que é muito mais produtivo e permite o envolvimento maior da sociedade”, explica a coordenadora do projeto, a bióloga Camila Domit. Os veículos estão identificados com a marca do projeto e com sinalizador.

O monitoramento começou em agosto e é feito diariamente em todas as praias de Guaratuba, Matinhos e Ponta do Paraná, com o apoio das prefeituras e das Secretarias de Meio Ambiente. As praias das Ilhas do Mel, das Peças e de Superagui são monitoradas por bicicleta. Mais de 40 pessoas participam do projeto e algumas são da comunidade, contratadas pelo projeto para o monitoramento.

Em quatro meses de projeto as equipes já encontraram vários animais marinhos mortos, entre eles uma tartaruga-de-couro e várias espécies de aves marinhas, as quais estão entre as ameaçadas de extinção na costa brasileira . A tartaruga-de-couro tinha no estômago duas sacolas plásticas inteiras. “A destinação do lixo é muito preocupante, pois casos como esse estão se tornando algo comum com a fauna marinha, infelizmente”, disse Camila.

Aplicativo Larus – O projeto até ganhou um aplicativo que vai aproximar mais a sociedade do trabalho dos técnicos. A plataforma estará disponível ainda no verão na loja do Google e através dela qualquer cidadão pode informar o Centro dos locais de ocorrência de animais marinhos como tartarugas, golfinhos, baleias, aves marinhas e muitas outras espécies.

O aplicativo batizado de Larus foi desenvolvido por um grupo de estudantes do Instituto Federal do Paraná de Paranaguá em uma parceria com o Centro de Estudos do Mar. A ideia é que o cidadão fotografe um animal na praia, que esteja em situação de risco, ou mesmo já morto, e envie com os dados de localização e data para o CEM.

A população pode acionar as equipes quando encontrar um animal morto ou encalhado nas praias paranaenses pelo contato com a equipe do Projeto de Monitoramento de Praias pelos telefones (41) 9854-3710, 0800-642-3341, ou com a Polícia Ambiental, pelo 190 e 193.

Com informações e foto da Sema

Leia também