Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná

Reforço na saúde do Litoral só começa no dia 4

Unidade de Pronto Atendimento de Guaratuba
Unidade de Pronto Atendimento de Guaratuba

O reforço do Governo do Paraná para a saúde do Litoral só vai começar no dia 4 de janeiro. Até lá, as prefeituras terão de arcar com o aumento de até 10 vezes o número de pessoas nas praias.

Na terça-feira (22), a prefeita de Guaratuba, Evani Justus, anunciou em seu programa na Rádio Litorânea, que já tem um “plano B”. Além dos reforço da equipe própria no Pronto Atendimento, haverá um ônibus estacionado próximo ao Morro do Cristo para atender os banhistas, fazer exames e prestar orientação. O serviço é uma parceria da Prefeitura com a Igreja Abba.

Nesta temporada, o governo estadual anunciou que “mais de cinco mil plantões extras de médicos e outros profissionais de saúde vão fortalecer o atendimento de urgência e emergência no Litoral durante a temporada”. O Estado vai repassar R$ 2,5 milhões diretamente às prefeituras da região para a contratação temporária de profissionais. Outros R$ 350 mil serão utilizados para a compra de materiais necessários para a manutenção das atividades. O governo enviou ainda um lote adicional de medicamentos para abastecer os municípios neste período.

Três ambulâncias extras serão deslocadas pela Secretaria de Estado da Saúde para apoio ao Samu. Os veículos ficarão em Pontal do Paraná, Matinhos e Guaratuba, mas atenderão todos os municípios. A frota disponível na região contará com 14 viaturas, sendo 11 do Samu e três do Siate. Há ainda o helicóptero de resgate do Governo do Estado, que ficará baseado em Guaratuba durante toda a operação Verão Paraná.

 

Leia também