Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná

Guarda-vidas contabilizam 31 afogamentos no Litoral do Paraná

Os guarda-vidas do Corpo de Bombeiros salvaram 31 pessoas de afogamento nas praias do Paraná até a tarde desta quinta-feira (31). Duas pessoas morreram, uma delas por ter sofrido um mal súbito na água, em Guaratuba, e outra 12 horas depois de um resgate heroico, em Pontal do Paraná.

Também fizeram 240 resgates – a pessoa só precisou de ajuda para sair da água, mas não aspirou líquido.

O porta-voz do Corpo de Bombeiros na operação verão, capitão Fernando Tratch, alerta para as correntes de retorno que podem causar afogamentos. Muitos banhistas desconhecem este processo, também conhecido como repuxo, onde as ondas não quebram.

Ao perceber que está em uma corrente de retorno o banhista deve manter a calma; procurar não gastar energia nadando contra a maré; olhar para os dois lados e determinar a direção que está mais perto para sair da corrente; nadar lateralmente em sentido paralelo à areia da praia até sair da corrente; nadar em direção à praia quando já estiver fora da corrente de retorno.

“É importante que as pessoas estejam próximas a áreas com a presença de guarda-vidas e respeitem as placas que sinalizam os locais perigosos para banho”, explica o capitão Tratch.

Foto: Corpo de Bombeiros

Leia também