Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná
Matinhos abril 24 Curtiu a Diferença 1070 200 iluminação

Inalterada boa balneabilidade no Litoral do Paraná

Foto: Joana Serra / IAP
Foto: Joana Serra / IAP

O 5º Boletim de Balneabilidade da temporada 2015/2016 repete os dados das semanas anteriores e mostra apenas dois pontos impróprios ao banho no Litoral. O boletim foi divulgado nesta sexta-feira (15) pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP).

Dos 47 locais avaliados pelo IAP no Litoral, os únicos locais não recomendados aos veranistas são: a Ponta da Pita, em Antonina, e o rio Nhundiaquara, na altura do largo Lamenha Lins, em Morretes. Esses locais se apresentam como impróprios para banho desde o início do verão.

Monitoramento – O monitoramento da qualidade das águas no Litoral, Costa Oeste e Norte do Estado é realizado desde a criação do órgão ambiental. As análises são feitas com base na concentração de bactérias Escherichia coli (E.coli) na água, que indica a possibilidade de contaminação por esgoto sanitário, de acordo com os padrões estabelecidos pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama).

As amostras de água são coletadas do mar e dos rios nos dias e locais que registram maior fluxo de banhistas. Além disso, são coletadas amostras de locais onde há maior probabilidade de contaminação, como saídas de galeria de águas pluviais e foz de rios no mar.

Os resultados positivos apontam a possibilidade de uso da água para atividades de lazer de contato primário, ou seja, não indicada para consumo.

Leia também