Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná
Matinhos abril 24 Curtiu a Diferença 1070 200 iluminação

Bombeiros preparam surfistas como reforço aos guarda-vidas

O Corpo de Bombeiros formou, nesta sexta-feira (15), em Matinhos, a 8ª Turma do Projeto Surf-salva.

O curso que iniciou com dez alunos, formou mais seis surfistas, todos moradores de Matinhos que agora estão minimamente capacitados para ser o primeiro respondedor em incidentes na água quando o Corpo de Bombeiros não estiver presente.

Foram três dias de treinamento que englobaram aulas teóricas e práticas, onde os “salva-surfers” puderam ter contato com técnicas específicas como: salvamento aquático com e sem equipamentos, salvamento aquático com auxílio de embarcações, salvamento com pranchas de surf e suporte básico de vida ao afogado.

Além de fazer o resgate das vítimas, os surfistas aprendem a avaliar a cena e acionar as demais instituições de emergência (Corpo de Bombeiros – 193 ou Samu – 192).

O Corpo de Bombeiros entende que os surfistas são desportistas com alto potencial para atuação em ações de salvamento em mar, não somente pela boa capacidade física, mas, também, pela excelente percepção da dinâmica marinha, em especial na linha de arrebentação.

O projeto, hoje, é fortalecido pela parceira entre o 8º Grupamento de Bombeiros e a ONG Parceiros do Mar, que, dentre outros, apoia a ação por meio do contato com as Associações de Surf e provendo os certificados de conclusão e a vestimenta (lycra) que simboliza o surfista capacitado a realizar salvamentos no mar.

O Surf-salva já formou turmas em Guaratuba, Matinhos, Pontal do Paraná e na Ilha do Mel. Nos dias 1º, 2 e 3 de março será formada a 9ª edição do Surf-Salva, novamente em Pontal do Paraná.

Fonte e fotos: Corpo de Bombeiros

 

 

 

Leia também