Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná
Matinhos abril 24 Curtiu a Diferença 1170 250 busao

Testes rápidos na praia já detectaram HIV, sífilis e hepatite

Em oito dias, as tendas montadas nas praias realizaram 3.650 testes rápidos e identificaram três casos positivos de HIV, 15 de sífilis e dois de hepatite B.

O balanço foi divulgado nesta sexta-feira (15). As tendas foram montadas na Praia Central de Guaratuba; no balneário de Caiobá, em Matinhos; e no balneário de Ipanema, em Pontal do Paraná.

O serviço funciona todos os dias, das 8h30 às 16h30, e conta com a participação da Secretaria de Estado da Saúde, das secretarias municipais e da Regional de Saúde. Em uma semana de funcionamento, as tendas já receberam mais de cinco mil pessoas, entre veranistas e moradores locais.

As tendas da saúde funcionarão até o dia 10 de fevereiro, Quarta-feira de Cinzas, após o Carnaval. Para realizar os testes não é preciso realizar agendamento. Todos os serviços são gratuitos.

O procedimento dos testes rápidos é simples e necessita de apenas algumas gotas de sangue retirada do dedo da pessoa. O resultado leva 30 minutos para ficar pronto. “Caso o exame dê positivo, o paciente recebe toda a assistência necessária para começar o tratamento na unidade de referência mais próxima de sua casa”, informa o chefe da Divisão Estadual de Controle das DST, Aids, Hepatites Virais e Tuberculose, Francisco dos Santos.

Ouvidoria do SUS– Além dos testes rápidos, as tendas contam ainda com profissionais preparados para aferir pressão arterial, realizar o teste de glicemia e dar os primeiros socorros às vitimas de acidentes com águas-vivas. Há ainda distribuição de preservativos e materiais educativos com dicas de saúde para o verão.

A Ouvidoria Itinerante do SUS também funciona junto à tenda da saúde. O serviço recebe denúncias, reclamações, sugestões, elogios, pedidos de informação, entre outras manifestações relacionadas à saúde.

Através da ouvidoria, é possível, por exemplo, fazer denúncias para a vigilância sanitária sobre estabelecimentos comerciais vendendo produtos fora do prazo de validade ou atuando em condições irregulares.

Leia também