Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná

Evani faz novo apelo para autorização da drenagem no Coroados

Fotos: Wilson Roberto Correia Pinto

evani-parodi-soavinskiA prefeita Evani Justus mostrou ao secretário estadual do Meio Ambiente, Ricardo Soavinski, e ao secretário executivo do Conselho do Litoral (Colit), Alfredo Parodi, algumas ruas alagadas no Coroados.

A visita, acompanhada pelos secretários Roberto Justus (Administração) e Vicente Variani (Meio Ambiente) e pelo técnico Marcio Nascimento, foi nesta quarta-feira (3) e visou sensibilizar os dois da necessidade urgente de liberar os serviços de drenagem que a Prefeitura pretende fazer.

A cada chuva forte, diversas ruas do bairro ficam alagadas. A situação ficou mais complicada devido ao aumento de chuvas e a falta de manutenção dos canais que deveria ser feito pelo Instituto Águas Paraná (antiga Suderhsa). A rua Piauí, onde eles estiveram e conversaram com moradores, é um exemplo do que acontece em grande parte do Coroados.

Drenagem – Há mais de seis meses, a Prefeitura aguarda autorização dos órgãos estaduais para fazer a retificação e dragagem do rio da Praia e concluir a limpeza e dragagem dos canais. As obras contam com aval do Ministério Público, mas dependem de licenciamento pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP). Atualmente o processo está parado no Instituto Águas Paraná. Os dois órgãos são controlados pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sema). Evani já fez diversos apelos às autoridades do Estado para autorizarem os serviços, inclusive em reunião do Colit realizada no final de 2015.

Em resposta aos apelos de Guaratuba, Soavinski anunciou que irá criar um grupo de trabalho entre os órgãos estaduais ligados ao Meio Ambiente para agilizar os processos de licenciamento. A medida vai beneficiar todos os municípios, mas principalmente os do Litoral que também dependem de anuência do Colit em muitas coisas. O conselho é formado pelas prefeituras, por instituições de ensino, organizações ambientalistas e secretarias estaduais. É presidido pelo secretário de Estado do Meio Ambiente e secretariado por um indicado seu.

Intervenções na praia para proteger restinga

Soavinski e Parodi estiveram em Guaratuba a convite da prefeita para acompanhar as intervenções que a Prefeitura vem fazendo na correção de canais e rios nas praias das Canoas, no Brejatuba, no Eliane e no Nereidas.

Os serviços visam evitar a formação de piscinões e a destruição da restinga que acontece quando as águas correm paralelamente ao mar e não em sua direção. As intervenções foram submetidas à anuência do Ibama, que dispensou a necessidade de licenciamento.

O serviço já foi realizado na Praia das Canoas e nesta quarta-feira começou no Nereidas, onde a desembocadura do rio Alemão das Pedras forma um grande piscinão e atinge a restinga. O próximo serviço programado é no Brejatuba, onde o canal da rua Clevelândia está destruindo a restinga e já ameaça as antedunas.

 

Leia também