Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná
Matinhos abril 24 Curtiu a Diferença 1070 200 iluminação

Valdo Cavallet deixa o leme e assume remo na UFPR Litoral

Fotos: Correio do Litoral
Fotos: Correio do Litoral

O professor Renato Bochicchio tomou posse, nesta quinta-feira à noite (dia 10), como novo diretor da UFPR Litoral, Campus Matinhos pelos próximos quatro anos.

Ele substitui o professor Valdo José Cavallet, que foi o principal formulador da educação inclusiva e transformadora desenvolvida no Setor Litoral. Cavallet foi o primeiro a falar na solenidade e emocionou todos os presentes no balanço que fez nos últimos dez anos. Em uma analogia náutica, disse que larga o timão que comanda o leme e assume um remo na embarcação. Valdo anunciou que planeja escrever quatro livros sobre a experiência de ensino implantada na UFPR Litoral. O ex-diretor também foi homenageado pelos oradores que o sucederam.

O professor Luis Eduardo Cunha Thomassim é o novo vice-diretor.

Bochicchio disse que estará sempre aberto ao diálogo tanto com a comunidade universitária quanto com os agentes públicos e privados interessados em colaborar para o desenvolvimento da região. “Vamos dialogar, mas também agir, em benefício do Litoral do Estado, que é um dos mais ricos e diversos patrimônios do País”, comentou. Ele também destacou o momento simbólico da sua posse.

“No momento em que nossos representantes são questionados, a Universidade Pública tem o dever de se manifestar. O Setor Litoral da UFPR tem muito a colaborar neste processo por meio de projetos pautados na nossa realidade e no nosso público”, disse o novo diretor, que elogiou a gestão de Cavallet. “Deixo meu reconhecimento a você pelo seu trabalho. E agradeço pela liberdade que me deu de conduzir as coisas junto contigo. Avançamos em muitos aspectos”, comentou. Ele fez ainda algumas reivindicações à Reitoria: mais estrutura física, mais professores e, ainda, a instalação de moradia para os estudantes. “Isso é estratégico para eles”, disse Bochicchio, que também defendeu a ampliação do campo de estágio para os alunos.

Projeto ousado e desafiador

O reitor da UFPR, Zaki Akel Sobrinho, elogiou o projeto “ousado, desafiador e inovador” do Setor Litoral. Disse que os avanços conquistados na região só se tornaram realidade devido à liderança de Cavallet e do empenho de seus colaboradores. “O Valdo sempre foi além do convencional. Seu DNA estará sempre neste projeto, que tem nosso total apoio e foi fundamental para o desenvolvimento da região”.

Zaki lembrou que a Reitoria sempre teve participação ativa no Setor Litoral. “Nós sempre participamos de todas as questões e debates ligados a esta unidade”, comentou. O reitor também considera necessário criar um espaço de moradia para os estudantes e disse que projeto com este objetivo já está em andamento. “Temos consciência de que isso será bom para todos. Não podemos permitir que alunos se evadam daqui. Eles precisam ter condições de estudar”, disse.

O reitor lembrou ainda que a UFPR é uma das poucas universidades brasileiras que oferecem mais de um benefício aos alunos por meio do Probem (programa de assistência a estudantes em situação de fragilidade econômica) e disse que manifesta total apoio à gestão que se inicia. “A parceira e o diálogo que temos vão continuar. Tenham a certeza de poder contar sempre conosco, até o final da nossa gestão”, disse.

Marco histórico

Luis Thomassim destacou vários aspectos importantes relacionados ao Setor Litoral da UFPR. “Esta unidade representa um marco histórico no combate à desigualdade social no País, diferente do que vivemos no passado, quando as Universidades estavam menos presentes nas vidas das pessoas”, disse. Comprovando a importância da UFPR para o Litoral, ele lembrou que mais de 70% dos cerca de dois mil estudantes do setor são egressos da região e afirmou que muitos foram os primeiros de suas famílias a estudar em uma universidade pública.

O novo vice-diretor reafirmou seu compromisso com o avanço pedagógico do Setor Litoral e disse que foi testemunha dos avanços e da ampla participação da comunidade ocorrida desde a criação da unidade. “O nosso setor só existe porque a comunidade tem compromisso ético com as causas emergentes”. Thomassim manifestou ainda seu interesse de estreitar o diálogo e sua aproximação com a comunidade local, em todas as áreas. “Vamos revitalizar os espaços democráticos”, afirmou.

Valdo Cavallet disse que ainda está elaborando um balanço da sua gestão, mas fez num agradecimento especial a todos que o apoiaram no seu mandato, inclusive os colaboradores da UFPR Litoral falecidos. “São pessoas que têm e sempre tiveram vários pontos em comum: o amor, a paixão e a vontade de mudar”. Ele disse que está à disposição da nova direção. “Não me dou o direito de me aposentar. Tenho orgulho de ser servidor público”, disse. “Continuarei por aqui no espaço de quem quer avançar. É lá o meu lugar. Vou empurrar o barco para a frente junto com todos da UFPR Litoral”.

Posse prestigiada

A posse foi prestigiada pelos pró-reitores Edelvino Razzolini Filho (Administração); Rita de Cássia Lopes (Assuntos Estudantis) e Deise Picanço (Cultura); e ainda pelo superintendente de Infraestrutura da UFPR, Álvaro Pereira.

Participaram da solenidade, também, o diretor do Setor de Ciências Jurídicas da UFPR, professor Ricardo Marcelo Fonseca; o diretor do Setor de Ciências Humanas, professor Eduardo Salles de Oliveira Barra; e o diretor do Centro de Estudos do Mar, Maurício Noemberg.

A posse foi prestigiada ainda por autoridades públicas municipais: o vice-prefeito de Guaratuba, Vandir Esmaniotto (representando a prefeita Evani Justus); o chefe de Gabinete da Prefeitura de Matinhos, David Antonio Pancotti (representando o prefeito Eduardo Dalmora); e o secretário de Planejamento de Morretes, Carlos Alberto Gnatta Neto (representando o prefeito Hélder Teófilo dos Santos).

Com informações da Assessoria de Comunicação da UFPR / Aurélio Munhoz
Edição e fotos: CorreiodoLitoral.com

 

Leia também