Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná
Matinhos abril 24 Curtiu a Diferença 1070 200 iluminação

Secretaria de Portos renova permissão da Ponta do Félix

Foto: Appa / Arquivo

O ministro Helder Barbalho, da Secretaria de Portos da Presidência da República (SEP), assinou nesta quarta-feira (23) permissão para a renovação antecipada do contrato em que a empresa Terminais Portuários da Ponta do Félix S.A.

A renovação está condicionada à realização de novos investimentos no valor de R$ 114,18 milhões em suas instalações na chamada Ponta do Félix, no Porto de Antonina. Esses recursos fazem parte do total de R$ 51,28 bilhões previstos para serem aportados no setor portuário brasileiro até 2042.

A TPPF construirá armazém especializado para fertilizantes, com capacidade mínima de armazenagem de 120 mil toneladas. Essa obra também prevê a implementação de correias interligando esse novo armazém ao berço 2. Além disso, a empresa vai ampliar o cais 3 em 170 metros, bem como promoverá o reforço para a profundidade de 12,5 metros.

Outra obra programada pela empresa é a dragagem do berço de 170 metros. Por fim, será feita a construção da pera ferroviária no trecho interno da área do arrendamento, compreendendo a extensão total de 2,68 km.

O novo contrato terá vigência até 30 de dezembro de 2037. Com os novos investimentos, o terminal terá capacidade mínima de movimentar 2,94 milhões de toneladas/ano, somando todos os tipos de cargas transportadas pelo Terminal.

Leia também