Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná
Matinhos abril 24 Curtiu a Diferença 1070 200 iluminação

Livro sobre portos traz novos ângulos do Litoral do Paraná

Um casal de jornalistas e fotógrafos lançou neste mês de março mais uma edição do livro “Portos e Terminais do Brasil”. Veja em primeira mão as imagens do Litoral do Paraná e de Itapoá (SC). São mais de 50 fotos disponibilizadas para o Correio do Litoral.

Flávio Roberto Berger e sua esposa Vanda Rodrigues Cerqueira viajaram com um motor-home de Rio Grande (RS) a Belém e via aérea/fluvial para Manaus (AM), Santarém/PA, Macapá/PA, Itaituba/PA e Itacoatiara/AM, fotografando tomadas aéreas e terrestres de portos/terminais e cidades.

A obra está em sua quarta edição e conta com textos em português, inglês e mandarim. São 528 páginas acompanhadas de DVD com fotos e filmagens aéreas

Para fazer as imagens, a dupla utilizou carros, aviões, helicópteros, multirotores, lanchas, motos, navio, ferry boat, motor home, e muita caminhada. “O trabalho envolveu situações inusitadas, hilárias e, ao mesmo tempo, estressantes e perigosas, mas gratificante ao ver o resultado das fotos e publicado o livro portuário mais importante do Brasil”, conta Flávio Roberto Berger.

Reportagem do jornal Tribuna de Santos destaca que Berger viu de perto as mudanças do setor portuário brasileiro: “Nesta última edição, ele constatou o desenvolvimento de portos e terminais instalados nas regiões Norte e Nordeste. Em alguns casos, para alcançar os terminais, foi preciso viajar até 22 horas de barco – este é o tempo do trajeto entre Macapá (AP) e Belém (PA), onde estão sendo instalados terminais de granéis sólidos vegetais. ‘Em três anos, tudo ali será muito diferente e desenvolvido’.”

Flávio é joinvillense e Vanda, baiana. Atualmente, o casal se dedica à edição de livros portuários inéditos no mercado brasileiro e serviços fotográficos aéreos e terrestres. O próximo projeto é percorrer toda a América do Sul.

Mais informações: www.fotoimagem.com

 

Leia também