Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná
Matinhos abril 24 Curtiu a Diferença 1070 200 iluminação

Dilma propõe pacto e cita investimentos ao assinar contrato do TCP

Brasília - DF, 13/04/2016. Presidenta Dilma Rousseff durante assinatura de renovação de contrato de arrendamento entre a Secretaria Especial de Portos e o Terminal de Contêineres de Paranaguá. Foto: Roberto Stuckert Filho/PR
Brasília – DF, 13/04/2016. Presidenta Dilma Rousseff durante assinatura de renovação de contrato de arrendamento entre a Secretaria Especial de Portos e o Terminal de Contêineres de Paranaguá. Foto: Roberto Stuckert Filho/PR

A presidente Dilma Rousseff falou sobre a Lei dos Portos e sobre a proposta de pacto político ao assinar a renovação no Terminal de Contêineres de Paranaguá (TCP).

A assinatura foi na tarde desta quarta-feira 913, no Palácio do Planalto. De acordo com a presidente, o País está superando os gargalos na infraestrutura logística a partir dos investimentos feitos graças à nova Lei dos Portos (12.815/13). Em contrapartida pela renovação da concessão – que venceria em 2023 e irá até 2048 – a empresa que administra o terminal se comprometerá a investir cerca de R$ 1,1 bilhão no empreendimento.

“Os investimentos privados em nossa infraestrutura portuária são, sem sombra de dúvida, uma realidade. Ultrapassam já os 24 bilhões de reais desde que foi aprovada a nova Lei dos Portos. Com esses investimentos nós estamos expandindo e organizando nossos portos e superando um dos tão falados gargalos existentes na nossa infraestrutura logística”, afirmou Dilma.

O plano de investimento do Terminal de Contêineres de Paranaguá é uma exigência prevista na nova Lei dos Portos (12.815/13) para que o contrato seja renovado. Com os novos investimentos, dos quais R$ 543 milhões devem ser injetados até 2018, o terminal ampliará em 1 milhão o número de contêineres movimentados por ano, além de obter melhorias operacionais e substituição de equipamentos.

“Trata-se de uma situação em que todo mundo ganha; ganha a empresa TCP porque ela vai ter a segurança de um contrato de longo prazo para realizar seus investimentos, ganha o Porto de Paranaguá, pois ele fortalece sua posição como porto estratégico para as exportações no centro-sul do País. Ganha as economias, a economia paranaense e a economia brasileira, porque temos nossa competitividade ampliada ao dispor de uma logística de escoamento da produção mais eficiente e mais moderna”, reforçou Dilma.

Segundo a presidenta, ganhos como esses se multiplicam pelo Brasil graças aos resultados alcançados a partir da vigência da nova Lei dos Portos, que já autorizou 60 terminais de uso privados, dos quais 23 já foram construídos.

Durante a solenidade, Dilma também falou do impeachment. A presidente propôs nesta quarta-feira 13 um pacto logo após o impeachment ser derrubado na Câmara dos Deputados. Em discurso no Planalto, ela disse ter certeza que os brasileiros estarão ao seu lado no dia da votação e que o golpe será vencido.

“Tenho certeza que os brasileiros estarão ao meu lado e no dia 15 nós vamos vencer a batalha contra golpe”, disse Dilma. “A partir da próxima semana, com essa página virada, vamos iniciar a repactuação para superar a crise”, anunciou a presidente.

A presidente disse que vai trabalhar todos os dias até o final do seu mandado, em 31 de dezembro de 2018.

Leia também