Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná

UFPR traz educadores renomados para Coname Caiçara

A UFPR Litoral promove a partir desta quinta-feira (12) a Conferência Regional de Alternativas para uma Nova Educação (Conane), no Teatro Municipal de Morretes.

A abertura acontece na quinta-feira, às 18h, com uma atividade cultural e um debate sobre o tema “Os desafios atuais da conjuntura para a nova educação”. A programação segue na sexta e no sábado.

Na sexta-feira (13), Celso dos Santos Vasconcellos, pedagogo e filósofo, mestre em filosofia da educação e doutor em educação, fará a palestra “Educação e Alegria”, com início às 8h30. Vasconcellos é conferencista, pesquisador e professor de cursos de graduação e pós-graduação, responsável pelo Liberdad – Centro de Pesquisa, Formação e Assessoria Pedagógica. Autor de diversos livros na área de educação, projetos políticos pedagógicos, planejamento, processo de avaliação, entre outros.

No sábado (14), José Pacheco abordará o tema “Educando em Comunidade”. Pacheco é reconhecido internacionalmente por seu trabalho inovador em educação. É especialista em leitura e escrita, mestre em ciências da educação pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto. Coordenou a Escola da Ponte, da qual é idealizador, instituição que se destaca pelo seu projeto educativo baseado na autonomia dos estudantes. Atualmente, o educador é colabora com o Projeto Âncora, instituição localizada em Cotia (SP). É autor de livros e de diversos artigos sobre educação.

Programação – Conane Caiçara (cartaz anexo)
12 de maio (quinta-feira)
18h – Abertura e atividade cultural
18h30 – Os desafios atuais da conjuntura para a nova educação

13 de maio (sexta-feira)
08h30 – Educação e alegria, com Celso Vasconcellos
14h – Alternativas educacionais

14 de maio (sábado)
08h30 – Educando em comunidade, José Pacheco
14h – Alternativas educacionais
17h- Encerramento e atividade cultural

Coname Caiçara
Organização: Universidade Federal do Paraná – Setor Litoral
Local: Teatro Municipal de Morretes – R. Quinze de Novembro, 220, Morretes

Leia também