Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná
Matinhos abril 24 Curtiu a Diferença 1070 200 iluminação

Festa comunitária pode potencializar turismo rural em Guaratuba

Fotos: Gustavo Aquino / Correio do Litoral

A localidade de Limeira, na área rural de Guaratuba, poderá ganhar mais um atrativo, além da exuberante paisagem de Mata Atlântica.

Um grupo de moradores pretende organizar a Festa Anual da Banana. A data ainda não foi definida, mas é bastante provável que seja no mês de novembro, pouco antes da temporada de férias de verão.

No sábado, dia 1º, um grupo da Prefeitura de Guaratuba e da Adetur Litoral foi conhecer o projeto e fazer um mapeamento dos pontos turísticos da região. O Correio do Litoral acompanhou a comitiva. O vice-prefeito Vandir Esmaniotto ( secretário de Turismo e Cultura), o secretário Paulo Pinna (Pesca e Agricultura), a diretora de Turismo e Cultura, Debura Aquino, e o diretor-executivo da Adetur, Plácido de Oliveira, foram recebidos pelo casal Tetê e Gilmar Miranda.

Os dois são bananicultores na localidade de Cubatão e moram na Limeira, onde estão construindo um amplo espaço para visitação e recepção turística. Um campo de futebol ao lado da casa pode abrigar eventos. No terreno estão construindo um tanque para peixes. A ideia deles e de alguns amigos é fazer ali a festa. A residência fica em frente a uma escola que está atualmente desativada – há apenas 40 crianças em idade escolar na comunidade e elas estão sendo transportadas para outra escola –, ao Posto de Saúde e a uma igreja da Assembleia de Deus.

Participação – A primeira sugestão que receberam da Adetur e da equipe da prefeitura é somar forças com a associação de moradores local e com toda a comunidade. Plácido de Oliveira, que é consultor de turismo e eventos do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), explicou que a maneira mais eficiente de realizar a festa é criar uma comissão organizadora, com CNPJ e uma conta-corrente em banco próprios. Seus membros poderiam ser indicados pela Associação e demais pessoas interessadas em participar. A comissão ficaria encarregada de organizar e promover o evento e todos os recursos arrecadados, inclusive de parceiros públicos e privados, iriam para a conta o que daria mais transparência.

Natureza – A região de Limeira não é a principal produtora de banana, título que pertence a Cubatão. No entanto, tem a natureza mais preservada e exuberante. A localidade tem uma imensidade de rios e cacheiras que atraem alguns visitantes da Região Metropolitana.

Acessos – Tem dois acessos. Por Garuva (SC), cruzando a Estrada Geral do Cubatão. O acesso é mais longo, com mais de 50 quilômetros de estrada de chão e aclives e declives mais suaves.

O segundo é por Morretes, por 25 quilômetros da Estrada da Limeira, que começa na altura do Km 24 da BR-277. É mais próximo de Curitiba. As condições da estrada melhoraram muito nos últimos três anos, mas é um trecho de forte aclive. Os cinco quilômetros mais críticos têm uma elevação de aproximadamente 400 metros. A estrada é frequentada por trilheiros de automóveis 4 X 4, motos e até de bicicletas.

Destino – O caminho até Limeira passa pelo rio Cubatãozinho e por diversos riachos de pedras, com diversas pontes de concreto. Nas proximidades do local indicado para sediar a festa tem o recanto no rio Canavieiras, transposto por uma ponte molhada de concreto. O local é frequentado por turistas praticamente o ano todo que o utilizam para pescar nos meses frios e para banho na época de calor. Próximo dali, a mata esconde o Ribeirão Grande despenca nas pedras e forma uma bela cachoeira que termina em uma piscina.

Somada à natureza, a região pode ter mais um atrativo na própria comunidade. Uma das ideias discutidas é envolver os produtores e os trabalhadores rurais em passeios de barco, como guias de trilhas, passeios de trator etc.

Na opinião da equipe da Prefeitura e do diretor da Adetur, com participação efetiva da comunidade, disposição de alguns agentes, realização de parcerias, Limeira tem condições de se tornar mais um destino turístico importante no Litoral. A Festa da Banana pode potencializar este polo para ecoturismo, turismo rural e turismo comunitário.

Leia também